Cadastro Plano Progredir | Datas e Vagas

A cada ano que se passa o governo federal busca encontrar novos meios de estimular a população a procurar novas fontes de renda, incentivar aos estudos e promover programas sociais que ajudem a população a crescer e com isso movimentar e desenvolver nosso país.

Atualmente, o programa de governo que está ganhando mais força é o Plano Progredir. Já ouviu falar sobre ele? Quer saber como funciona, como efetuar o seu cadastro e quais são os requisitos que o plano exige? Então, se você tem essas dúvidas você está no lugar certo, pois aqui iremos te ajudar a entender melhor o que é o Plano Progredir.

Plano Progredir

Cadastro Plano Progredir

Cadastro Plano Progredir

O objetivo do Plano Progredir é ajudar as famílias de baixa renda que estão cadastradas no Bolsa Família e no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), a conseguirem participar de capacitações profissionais, para que eles possam se emancipar financeiramente e ter sua própria renda mensal.

O governo federal diz que irá ajudar, nos próximos dois anos, mais de duas mil famílias em todo o país.

No programa é possível que a população que irá participar encontre ações de incentivo a capacitação profissional de forma gratuita, vão receber estímulos para iniciarem o seu próprio negócio, isto é, será trabalhado a questão do empreendedorismo com essas famílias, e também o plano prevê uma ajuda para que a pessoa consiga ter acesso mais fácil a mercado de trabalho.

Além disso, o governo prevê investimentos altos, estamos falando aqui em bilhões, para os empreendedores que precisam de microcréditos para iniciarem o seu trabalho autônomo.

Todo esse movimento foi feito para que as famílias que recebem a ajuda do governo, possam tomar seus próprios rumos e não dependam dos programas sociais de ajuda de custo. Ou seja, essas famílias terão meios de conseguir o seu sustento, sem depender de programas como o Bolsa Família, por exemplo.

O Plano Progredir possui parcerias com diversas instituições do setor público e privado, as quais irão ajuda no funcionamento do programa.

Como funciona o Plano Progredir

Cadastro Plano Progredir

Cadastro Plano Progredir

Para facilitar o desenvolvimento do Plano Progredir, o governo federal resolveu dividir o programa nos seguintes eixos de atuação, veja quais são eles:

  • Qualificação Profissional: está previsto que seja oferecido 1 milhão de vagas em diferentes cursos de forma gratuita, através do Pronatec Oferta Voluntária;

  • Intermediação de mão-de-obra: serão criadas oportunidades de trabalho para pessoas que se beneficiam com o programa Bolsa Família, essa vagas serão especificas para esse público, onde ocorrerá o cruzamento dos currículos e as vagas em aberto nas empresas parceiras;

  • Educação Financeira e microcrédito: será disponibilizado uma linha de crédito no valor de R$ 3 bilhões, além da promoção de cursos relacionados a educação financeira tudo de forma gratuita, direcionada ao público-alvo e inclusive para os autônomos.

Cadastro Plano Progredir

Cadastro Plano Progredir

Cadastro Plano Progredir

Como é início ainda, as informações para cadastro Plano Progredir são encontradas no site www.mds.gov.br/progredir, ou no Cras da sua cidade.

Requisitos Plano Progredir

Para participar do cadastro Plano Progredir você precisa estar cadastrado no CadÚnico e ser beneficiário de um dos programas sociais do governo, como o Bolsa família. Além de estar em busca de formas de gerar renda, se capacitar ou abrir seu próprio negócio.

Veja mais!

Deixe seu Comentário