Cadastro Pronatec 2018 | Inscrições Pronatec 2018

O Cadastro Pronatec 2018 é o programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego e foi criado em 2011 por iniciativa do governo federal. Um dos principais objetivos do PRONATEC é permitir à comunidade de baixa renda que se especialize em alguma profissão de seu interesse para que tenha melhores condições de vida, trabalho e salário.

A ideia surgiu quando a expansão produtiva brasileira sofreu um aumento e a demanda por mão de obra especializada aumentou drasticamente, sendo necessário criar medidas para supri-la. Apesar da oferta de mão de obra ser grande, não era especializada, de modo que o programa funciona como intermediário entre os trabalhadores não especializados e as vagas.

Todos os cursos são gratuitos, incluindo inscrição e o material que será usado para ensinar os ofícios. Em muitos casos, o Cadastro Pronatec 2018 também oferece ajuda de custo com transporte e alimentação no valor diário de 2 reais por aula, enquanto durar o curso.

Cadastro Pronatec 2018

Cadastro Pronatec 2018

Cadastro Pronatec 2018

Para se inscrever no programa, os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou ainda estarem concluindo e ter no mínimo 18 anos de idade. O programa prioriza pessoas de baixa renda, de modo que para conseguir vaga em um dos cursos oferecidos o candidato deverá ter feito todo o ensino médio em rede pública.

Os candidatos deverão acessar o site do programa, clicar em inscrições e inserir os dados solicitados, que serão basicamente os dados pessoais e a opção de curso e cidade que o candidato deseja cursá-lo. Concluída a inscrição, é importante que se entre em contato com a instituição na qual fará o curso para saber dia de matrícula e os métodos exigidos por ela.

Página das inscrições Pronatec: www.pronatecmec.com.br/inscricoes-pronatec.

Informações Gerais Cadastro Pronatec 2018

A maioria das instituições também disponibiliza essas informações na internet. No site do Cadastro Pronatec 2018 também é possível realizar uma busca por curso e por cidade caso o estudante tenha dúvidas sobre o seu curso ser ministrado na sua cidade. Outras informações clique aqui. Basta fazer uma busca inserindo o nome do curso que deseja ou a instituição.

Cadastro Pronatec 2018

Cadastro Pronatec 2018

Locais do Cadastro Pronatec 2018

Para quem não tem acesso à internet, poderá procurar um CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de sua cidade e realizar o CADÚnico, que é um cadastro social que funcionará como inscrição. Após a inscrição ser deferida, o candidato deverá se dirigir à instituição na qual fará o curso para se informar sobre a matrícula. Recomenda-se chegar com antecedência, pois as matrículas geralmente se dão por ordem de chegada.

Veja mais!

8 Comments

  1. Valdinéa 30 de Março de 2016
  2. jose milton rodrigues vieira 2 de Abril de 2016
  3. Ana Paula Amorim 18 de Maio de 2016
  4. lidiane 8 de dezembro de 2016
  5. lidiane 8 de dezembro de 2016
  6. Delcy pereira 12 de Janeiro de 2017
  7. Thailan 19 de Janeiro de 2017
  8. Gilson de Assis Ferreira 20 de Fevereiro de 2017

Deixe seu Comentário