Pronatec Belém

A crise que está instalada no Brasil atinge todos os estados e municípios do pais. A cidade de Belém, capital do Pará, não é uma exceção e vive uma um momento complicado na questão econômica. As vagas de emprego ficam escassos e torna-se cada vez mais difícil adentrar no mercado de trabalho.

Esse momento delicado é justamente a hora de se fortalecer e aprender para conseguir ter segurança e firmeza no mercado de trabalho. Conseguir um diploma em curso técnico ou superior é um objetivo que deve se ter para alcançar o sucesso. Os contratantes ainda buscar pessoas para preencher diversas vagas em suas companhias, porém essa procura está focada em profissionais formados e capazes de trabalhar com eficácia.

Pronatec Belém

Pronatec Belém

Pronatec

Ainda em um período em que o Brasil estava bem economicamente, foi criado o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo para desenvolver pessoas, em nível técnico, a estarem preparadas para o mercado de trabalho.

As vagas, à época, eram muitas e a valorização de uma formação era um grande diferencial. Hoje, o programa ajuda aqueles que buscam ter espaço no mercado de trabalho e que não tem condições de pagar por um curso técnico. Muito mais essencial do que era antes, com um papel social bem mais importante.

Pronatec Belém 2017

Atualmente o Pronatec Belém faz sua seleção de vagas através do Sisutec. O Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) funciona de forma muito parecida com o Sisu, este que classifica as vagas para a rede de ensino superior pública.

Pronatec Belém

Pronatec Belém

O Ministério da Educação já afirmou que haverá mudanças para o ano de 2017. Porém nenhuma informação foi divulgada ainda. A expectativa é que o processo seletivo para as vagas mantenha o mesmo formato. O que se sabe é que um corte, estimado em mais de 1 bilhão de reais, deve atingir o programa e consequentemente menos vagas serão distribuídas.

Inscrições Pronatec Belém

As inscrições acontecem através do site do Sisutec, e devem ser abertas no mês de janeiro de 2017. A classificação é dada através da nota do Enem, que deve ser feito no ano anterior ao que se deseja iniciar o curso.

O Enem libera sua nota no dia 19 de janeiro. Por isso é importante estar atento a abertura das inscrições do Pronatec, nas notícias em relação ao programa e nos documentos necessários para a matrícula.

Cursos Pronatec Belém

Os cursos do Pronatec Belém são feitos em diversas instituições sendo elas da rede pública, privada ou do Sistema S de ensino (como Senai e Senac).

Pronatec Belém

Pronatec Belém

Para achar os cursos na sua cidade, você pode entrar no site do Pronatec e pesquisar de acordo com a instituição, cidade e nível de escolaridade.

Os cursos disponibilizados pelo Pronatec Belém atingem as mais diversas áreas da economia brasileira. Estão entre eles: Gestão, Logística, Informática, Administração, Multimídia, Gastronomia, Moda, Mecânica, Metalmecânica, Tecnologia da Informação, etc. Todos em nível técnico que servem para quem já cursou o ensino médio, para quem ainda está cursando e formação inicial ou continuada.

Veja mais!

Deixe seu Comentário