Inscrições Pronatec 2016

Inscrições Pronatec 2016

O PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e emprego atuará normalmente em 2016 com perspectivas de ampliação de vagas. O programa funciona desde 2011, quando foi criado pelo governo federal. O programa objetiva criar oportunidades de inserção no mercado de trabalho de pessoas de baixa renda que não possuem condições de pagar por cursos técnicos.

Os cursos do PRONATEC são 100% gratuitos, desde a inscrição até os materiais que são necessários para aprendizado. O governo ainda fornece uma ajuda de custo em alguns casos, para transporte e alimentação no período das aulas, de 2 reais a cada hora de aula ministrada.

Inscrições Pronatec 2016 Jovem Aprendiz

Em 2016 há previsões de ampliação do programa, apesar da atual política de cortes. Em 2014 foi criado o PRONATEC jovem aprendiz, voltado para adolescentes que desejam aprender desde cedo um ofício e já se inserir no mercado de trabalho quando forem maiores de idade, visto que o PRONATEC exige uma idade mínima de 18 anos.

Inscrições Pronatec 2016

Inscrições Pronatec 2016

Pronatec Inscrições 2016 Online

As inscrições seguirão o mesmo modelo que tem seguido nos últimos anos: o candidato pode se cadastrar no site do programa e realizar a pré matrícula para fazer a matrícula propriamente dita posteriormente na instituição de ensino que for cursar. O programa também cria condições para quem não pode se conectar à internet: o candidato pode ir até um CRAS em sua cidade e realizar o cadastro social – CADÚnico – que serve como pré matrícula. Em ambos os casos será necessário realizar a matrícula posteriormente, na instituição de ensino que ministrará o curso. Os candidatos deverão ficar atentos às exigências das instituições para cumpri-las e não perder os prazos.

Pronatec Inscrições 2016 Vagas

As vagas em 2016 não serão divulgadas oficialmente, visto que dependem das instituições que ministram as aulas. As chances são de que os cursos ministrados em 2015 se repitam, devido ao fato de os professores já estarem contratados e as instituições terem a infraestrutura necessária para tal. No entanto, as chances de mudança não podem ser descartadas. Os candidatos podem fazer uma busca de curso, instituição e cidade no site do Pronatec Inscrições 2016, se informar no CRAS ou nas instituições diretamente. Informações mais técnicas acesse o site do Pronatec.

Inscrições Pronatec 2016

Inscrições Pronatec 2016

Inscrições Pronatec 2016 Parceiros

O Inscrições Pronatec 2016 conta com parceiros da rede pública, privada e até instituições de ensino superior. As instituições do sistema S – SENAI, SENAC, SENAR e outras – ministram cursos técnicos em todo o país desde que o programa foi criado, sendo sua parceria mais notável.

Veja mais!