PRONATEC MA

Os cidadãos de numerosas partes do Maranhão podem aproveitar as vagas que o Estado tem no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Através dessas bolsas que são dadas aos maranhenses com baixa renda, os empregos ficam muito mais acessíveis devido à formação: recorda-se que numerosas companhias têm no mesmo patamar de importância tanto a graduação comum quanto os cursos técnicos.

As oportunidades desse programa para os cidadãos do Maranhão são milhares e existem cursos com toda a necessária estrutura. Existe controle a respeito de quais são os cidadãos que ganharão as bolsas integrais: o comprovante de renda per capita é algo obrigatório.

PRONATEC

PRONATEC MA

PRONATEC MA

Esse programa abrange as instituições de todo o Estado, mas os candidatos às bolsas são sempre bem avaliados, já que há muitos critérios para que o Ministério da Educação (MEC) aceite: o primeiro é que essas pessoas não tenham estudado nas escolas particulares sem a bolsa integral. Sendo assim, os que foram bolsistas parciais não podem inscrever-se.

Também é importante que os cidadãos apresentem uma renda que seja de até dois salários mínimos para cada familiar. Menciona-se que os comprovantes para a renda per capita serão sempre requisitados e que as pessoas que não tiverem um documento que ateste essa renda serão desclassificadas.

Uma flexibilidade desse programa é com relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): os maranhenses interessados nos cursos técnicos desse programa não têm a obrigatoriedade de ter participado dele. Os candidatos a serem bolsistas podem, inclusive, estar na Educação de Jovens e Adultos ou já tê-la acabado.

PRONATEC MA – Vagas

PRONATEC MA

PRONATEC MA

As escolas onde os cursos desse programa são disponíveis são desde as universidades que têm a formação técnica até as que são apenas desse tipo de curso. Um exemplo é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI): a maioria dos cursos que essa instituição tem para as pessoas é no setor técnico e ela sempre está disponível para as inscrições do PRONATEC MA.

Com a junção de tantas instituições, encontram-se vagas em interessante quantidade, mas sempre divulgada juntamente à inscrição. O MEC apresenta depois do período de inscrições qual foi o número das pessoas que obtiveram a bolsa, mas os candidatos poderão visualizar a quantidade de cursos que serão concedidos quando avaliarem a concorrência. Aliás, não é apenas a concorrência que é mostrada: às vezes,

PRONATEC MA – Inscrições

PRONATEC MA

PRONATEC MA

Os que querem participar usarão a página http://www.pronatecmec.com.br/ e escolherão “Maranhão” para visualizar as instituições educacionais que têm os cursos técnicos. Por meio desse link, os maranhenses acharão os cursos e se orientarão com relação à concorrência.

PRONATEC MA – Cursos

Alguns cursos técnicos que fazem parte do PRONATEC do Maranhão são os do setor de alimentação, existindo ainda formações para quase a totalidade dos ramos. Se os cidadãos não encontrarão algum curso técnico que se encaixe ao que eles esperam, podem selecionar algum no qual entendem que terão bom desempenho. Ressalva-se que os candidatos devem pensar muito no curso, pois cada pessoa pode receber unicamente uma bolsa, sem segunda inscrição.

Para ver a listagem completa, acesse a página cursos Pronatec.

Veja mais!

Deixe seu Comentário