Pronatec Teresina 2017

O momento de crise é um momento de renovação. As dificuldades novas necessitam de outras abordagens por parte das pessoas. Todo o Brasil vive esse estado de preocupação com a economia e com o mercado de trabalho. Menos vagas estão sendo geradas e muitas demissões estão acorrendo por parte das empresas. As companhias se reajustam e renovam seus pensamentos para sobreviver à crise.

Pronatec Teresina 2017

Pronatec Teresina 2017

Mas e o trabalhador? Como ele pode se reciclar para continuar ativo no mercado de trabalho? Este é o momento de aprender coisas novas, de conseguir uma nova graduação, uma especialidade diferente. São nas crises que as pessoas devem procurar mais experiências para alcançar diferencias. Cursos técnicos, uma nova faculdade ou uma pós-graduação. Todo conhecimento novo dará ao candidato uma vantagem no mercado de trabalho.

PRONATEC

Porém cursos técnicos podem ser caros, ainda mais em um momento em que os cortes nos gastos devem ser feitos. O investimento sempre é válido, mas para quem realmente não possui essas condições existem diversas possibilidade de cursos técnicos gratuitos. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pelo Governo Federal, possibilita que pessoas que não tenham condições financeiras possam ter um caminho para melhorar sua vida profissional.

O Pronatec oferece cursos em diversos setores da economia brasileira, através de parcerias com o Sistema S de ensino (como Senac e Senai) e instituições da rede pública e privada.

Pronatec Teresina 2017

Pronatec Teresina 2017

Pronatec Teresina 2017

A seleção para as vagas do Pronatec Teresina 2017 acontecem, em geral, através do Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológico (Sisutec). Esse sistema é válido para todo o Brasil, Teresina se incluindo nele. É bom ficar atento as notícias sobre o Pronatec em sua região, pois nem todas as vagas do programa são disponibilizadas pelo Sisutec.

O Ministério da Educação já afirmou que mudanças irão ocorrer para o ano de 2017, em relação ao Pronatec. Um corte de 1 bilhão de reais deve diminuir o número de vagas. A estimativa ainda é boa, já que houve relatos de que o programa poderia acabar.

Inscrições Pronatec Teresina 2017

A inscrição para os cursos do Pronatec Teresina 2017 são feitas através do Sisutec, em geral. Para concorrer a uma vaga no programa é necessário entrar no site do Sisutec (veja mais). O Sisutec utiliza as notas do Exame Nacional (Enem) para classificar os candidatos de acordo com o curso. Vale lembrar que a nota que deverá ser usada é a do Enem feita um ano antes do que se deseja ingressas em um curso técnico.

Pronatec Teresina 2017

Pronatec Teresina 2017

As vagas que não são distribuídas pelo Sisutec podem ser encontradas no site do Pronatec ou na própria instituição que irá dar o curso.

Cursos Pronatec Teresina 2017

Os cursos oferecidos pelo Pronatec Teresina 2017 são de nível técnico, para alunos que já tenham cursado o ensino médio ou que ainda não o terminaram. Também existe a modalidade de ensino inicial ou continuado.

Os setores que os cursos abrangem são os mais diversos, havendo técnicos nas áreas de moda , gastronomia, informática, metalurgia, administração, logística, vendas, etc.

Veja mais!