Sisutec Pronatec

Tentando oferecer uma educação do ensino superior com melhor qualidade, a quem não tem renda para pagar uma faculdade particular e não consegue ingressar nas Universidades Públicas, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, criou dois programas distintos, os quais tem como objetivo principal, conceder vagas gratuitas nas principais instituições de ensino técnico do Brasil.
Esses programas são o Sisutec – Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica e o  Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que apesar de serem parecidos, acabam tendo enfoques diferentes, para dois públicos diferentes.

Sisutec Pronatec

Sisutec Pronatec

Sisutec Pronatec 2017

Apesar dos amplos cortes feitos pelo Governo Federal na área da educação para o ano de 2017, visando reequilibrar a dívida pública que avançou nos últimos tempos, tanto o Sisutec 2017 como o Pronatec 2017 estarão garantidos e os candidatos as vagas gratuitas no ensino técnico superior na devem se preocupar.

Como ainda não foi lançado o edital desses dois programas, ainda é cedo para falar sobre o número de vagas disponíveis e as instituições participantes, mas, para quem quiser se candidatar, deve sempre ficar de olho nas datas de inscrição, para não perder essa oportunidade única de estudar em um ensino técnico de ótimo nível, de forma gratuita.

Sisutec Pronatec Inscrições

As inscrições para o Sisutec Pronatec 2017, são feitas de forma distintas e tem critérios de seleção próprios. Enquanto que para se inscrever no Sisutec, é preciso ter feito o ENEM do ano anterior e selecionar quais os cursos pretendidos. Sendo que, o critério para a seleção é feito apenas em cima da nota que o candidato obteve nesse exame, o Pronatec tem algumas diferenças.

Sisutec Pronatec

Sisutec Pronatec

Para começar, o critério de entrada nesse programa não se baseia apenas na performance do aluno no Enem, existe uma rígida checagem sobre a real condição social do aluno, a qual, vai ter um peso na escolha dos candidatos selecionados.

Assim, os alunos mais pobres, tem uma possibilidade maior de ingressar no Pronatec, que é o objetivo do Governo, tentar, de alguma forma, democratizar esse acesso à educação, colocando a população mais pobre, com acesso direito a cursos de qualidade e excelência, de forma totalmente gratuita.
Além disso, a inscrição do Pronatec deve ser feita pelo site oficial do programa, uma página diferente da inscrição do Sisutec.

Sisutec Pronatec Cursos

São diversos os cursos oferecidos por esses dois programas em conjunto, os quais, vão desde da área de exatas, até aptidões para a arte, dependendo do campo que se quer estudar. Por isso, eles acabam sendo bem ecléticos e abrigam os mais diferentes perfis de estudantes, o que acaba enriquecendo ainda mais a experiência de fazer cada um deles.

Sisutec Pronatec

Sisutec Pronatec

Sisutec Pronatec Datas e Vagas

Como o Governo Federal ainda não anunciou se terá algum corte de investimento no Sisutec Pronatec, ainda acaba sendo prematuro falar sobre o número de vagas disponíveis nesses dois programas.
Assim como ainda não está definido, o início das aulas, as quais, acabam tendo essa ratificação, apenas no final de cada ano, variando de instituição para instituição.

O que se sabe, é que as datas das provas acontecem sempre no final do ano, que é a mesma época para a aplicação do Enem, nota obrigatória para quem pretende ingressar em um desses dois programas.
Por isso, é necessário ficar atento aos comunicados do Governo Federal, informando a população sobre todos esses importantes aspectos, do Sisutec Pronatec.

Veja mais!