Guia Pronatec 2017

O PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – é um programa criado pelo Governo Federal com o intuito de democratizar a educação qualificada, oferecendo vagas totalmente gratuitas de ensino técnico e profissionalizante, aumentando a qualificação da população e sua perspectiva de emprego, tendo como consequência uma promoção da economia nacional. Em 2017, o Pronatec sofreu uma série de cortes de vagas, porém continua ainda a ser um dos programas de educação mais importantes e expressivos do país, oferecendo vagas a milhões de brasileiros. Por isso, ainda vale a pena ficar de olho para no Guia Pronatec 2017.

Guia Pronatec 2017

Guia Pronatec 2017

Guia Pronatec 2017 – Aluno

Quem pode se inscrever? Pode se inscrever qualquer brasileiro maior de 16 anos que tenha o ensino médio completo, priorizando as pessoas que estudaram o ensino médio na rede pública ou particular como bolsista integral e as que participam de programas de transferência de renda (Bolsa-família, Brasil Carinhoso, Bolsa Verde).

Inscrições Pronatec 2017 – As inscrições podem ser feitas pelo portal do Pronatec e pelo site do MEC, onde o aluno irá informar o estado e a cidade onde reside para consultar os cursos que possuem vagas abertas. Você pode conferir as vagas para a sua cidade .

Acesse a página inscrições Pronatec 2017.

A inscrição pode ser feita online, tendo em mãos os documentos RG e CPF. Também podem ser realizadas nas próprias instituições de ensino, para isso, é preciso levar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovantes de renda, residência, carteira de trabalho e fotos 3×4. Se o candidato for menor de idade, deverá ir acompanhado de um responsável. É importante que, além do perfil descrito acima, o estudante também se enquadre nos requisitos mínimos da instituição de ensino

Guia Pronatec 2017 para professores

Se você é professor e deseja trabalhar ensinando nos cursos técnicos oferecidos pelo Guia Pronatec 2017, todos os anos o programa abre vagas para professores bolsistas. O processo seletivo é feito de forma simplificada, com a análise de currículo. Para se inscrever a alguma vaga de professor bolsista, você deverá acessar o site da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) do seu Estado e preencher a Ficha de Cadastro de Currículo.

O processo de seleção ocorre todo online. A ficha do profissional irá para um banco de dados do programa como formação de cadastro reserva e, a medida em que novas vagas forem abertas, os professores são chamados na ordem da análise de currículo. Dessa forma, você estará preenchendo uma ficha de intenção de trabalho e será chamado quando for necessário.

Guia Pronatec 2017

Guia Pronatec 2017

Cursos Guia Pronatec 2017

Os cursos técnicos abrem vagas duas vezes ao ano, no início de cada semestre. As vagas 2017 ainda não foram abertas, por isso, é importante ficar atento à publicação do edital no site www.sisutec.mec.gov.br. Já os cursos profissionalizantes abrem vagas de acordo novas turmas vão formando, o que ocorre várias vezes e sem um padrão de datas.

Para ter acesso a todos os cursos técnicos e profissionalizantes de sua cidade, o candidato poderá também procurar a Secretaria de Educação do município e solicitar a relação de cursos e instituições. As principais instituições parceiras do Pronatec são o Sesi e o Senai, mas também participam outras instituições de ensino do governo e particulares que firmam parceria. 

Veja mais!

6 Comments

  1. Carlos Anselmo 23 de setembro de 2016
  2. Danilo Dantas 27 de dezembro de 2016
  3. Brindila Coutinho 21 de janeiro de 2017
  4. maria de fatima 24 de janeiro de 2017
  5. Fabio enrique s santos 1 de março de 2017
  6. Rosineide 2 de março de 2017

Deixe seu Comentário