Cadastro Pronatec 2019 → Cursos Técnicos e EAD Pronatec 2019

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é uma opção muito comum para quem quer fazer um curso técnico. Sendo assim, ele é disponibilizado por muitas universidades e por centros profissionalizantes, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ele apresenta bolsas de estudos e recebe cadastros a cada semestre. Confira abaixo como realizar o Cadastro Pronatec 2019.

Como funciona o Pronatec

Os cidadãos com renda de até dois salários mínimos (para a família) se cadastram na página do PRONATEC e selecionam o curso profissionalizante que desejam. As instituições que fornecem vagas para serem incluídas são do Brasil inteiro e a bolsa de estudo pode ser total, contudo vale ressaltar que algumas vagas podem continuar à disposição mesmo depois de o ano letivo começar. No caso de o cidadão não conseguir o curso em questão, ele pode tentar no período de inscrições seguinte.

Cadastro Pronatec 2019

Cadastro Pronatec 2019

Cadastro Pronatec 2019

O link seguir você confere os passos para o Cadastro PRONATEC 2019 é o https://www.pronatecmec.com.br/inscricao/. O indivíduo seleciona a modalidade da instituição, a sua escolaridade e outros dados e pode pesquisar se existem bolsas. Quando não houver, sendo assim é possível solicitar um alerta, quando uma instituição naquela área tiver novas vagas para aquele curso, será enviada uma notificação. Ainda que se peça esse alerta, é importante que se vá na página das inscrições PRONATEC frequentemente para confirmar se há vagas.

Cursos Pronatec 2019

Cadastro Pronatec 2019

Cadastro Pronatec 2019

Os cursos costumam ser profissionalizantes ou técnicos. Eles são determinados a cada ano e pelas instituições. Por isso, o cidadão que procurou pelo curso X no ano de 2018 e não o localizou pode procurar novamente na sua inscrição para 2019.

Vale dizer que os candidatos podem tentar confirmar se determinado curso estará no PRONATEC 2019. Procurando as instituições de ensino em vez de esperar pelo período de inscrição. Ou então, navegue até a página dos cursos Pronatec 2019.

SENAI Pronatec 2019

Diversas unidades da rede SENAI têm cursos à disposição, por isso faça o Cadastro Pronatec 2019, além disso algumas delas têm uma aba para esse programa de bolsas no seu próprio site. Também é usual que elas comuniquem que estão com bolsas de estudos nos seus painéis e nas suas redes sociais. Por isso ressalta-se que a maior parte dos cursos incluídos é a de técnicos.

SENAC Pronatec 2019

Cadastro Pronatec 2019

Cadastro Pronatec 2019

Há cursos para o PRONATEC no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Deve-se usar o site do programa do MEC para Cadastro Pronatec 2019. Outra forma de a instituição oferecer bolsas de estudos é o Programa SENAC Gratuidade.

Requisitos Cadastro Pronatec 2019

Podem procurar pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego:

  • As pessoas que são matriculadas na Educação de Jovens e Adultos,
  • Estão nos programas de transferência de renda,
  • Estudam nas escolas públicas de educação básica,
  • Trabalhadores assalariados e os que são bolsistas integrais.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não é solicitado e destaca-se que os inscritos para o PRONATEC 2019 deverão ter documentos comprobatórios, especialmente de renda familiar. O MEC também solicitará comprovante de escolaridade e, para os bolsistas, o comprovante de que sua bolsa é integral.

Veja mais!