Encceja 2021 | Quem pode participar do Encceja?

O Encceja 2021 é considerado como uma grande oportunidade para as pessoas que por algum motivo não conseguiram concluir os seus estudos. Voltar para a escola depois de um tempo, pode ser bem complicado, por não se ter a mesma idade dos demais estudantes e fazendo com que se sinta um pouco deslocado, isso sem falar do tempo que é escasso, devido ao trabalho.

Encceja 2021

Encceja 2021

O que é o Encceja?

Essa sigla significa o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos. É um exame em que é aplicado para a sua certificação no Ensino Fundamental ou Médio, para os candidatos com idade avançada, acima de 15 anos ou de 18 anos, para obter o certificado de conclusão, após ser atingida uma nota que seja mínima na prova.

Qual a data do Encceja 2021?

No ano de 2021 as inscrições para o Encceja seguirão ao edital, que conterá todo o seu cronograma. Ao mesmo tempo, o INEP já divulgou as datas que são para essa inscrição e da aplicação das provas. Esse período de inscrição será iniciado no dia 20 de maio de 2021 e finalizado em 31 de maio de 2021. As provas vão acontecer em 4 de agosto de 2021, para o Ensino Fundamental e Médio.

Veja também:

Quem pode participar do Encceja?

Há alguns requisitos em que se precisará enquadrar. O candidato deve ter no mínimo 15 anos, completos até o dia da prova, para a obtenção do certificado do Ensino Fundamental e de no mínimo 18 anos para ter o certificado do Ensino Médio, completos também, até o dia da prova. Além disso, com CPF emitido pela Receita Federal, que seja residente no Brasil ou no exterior. A comunidade carcerária poderá participar.

Inep Encceja 2021 como me inscrever?

Encceja 2021

Encceja 2021

A inscrição para o Encceja 2021 será realizado pela internet, pelo próprio sistema desse exame, na página do participante, que deverá aguardar o período para a abertura dessas inscrições. Logo que, estiver disponível siga ao passo a passo que é o de acessar o sistema do Encceja em http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.

Ao carregar essa página, clique na opção que é a de ´´Fazer inscrição“, preencha com todos os seus dados que forem solicitados em todos os campos, confirmando todos eles e para poder finalizar clique em ´´Concluir inscrição“. Portanto, após essa inscrição, será possível acompanhar todo esse processo, ao entrar com o seu perfil de participante e obter as informações que se deseja desse exame.

Resultado Encceja 2021

O resultado do Encceja 2021 será divulgado pelo INEP, que é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sendo ela, uma autarquia federal vinculada ao MEC (Ministério da Educação). Os candidatos precisam acessar a página do participante para a consulta desse resultado. Por fim, esses resultados somente serão divulgados ao final do ano.

Encceja 2021

Encceja 2021

Ao atingir uma nota mínima nas provas e na redação, o candidato poderá retirar o seu certificado de conclusão e se atingir uma nota mínima em 1, 2 ou em 3 provas, poderá ser retirado o Certificado de Proficiência parcial, para no outro ano, realizar novamente o Encceja e passar pelas provas que faltam. Contudo, não perca essa oportunidade e conclua os seus estudos, mesmo que seja tardiamente.


Veja também:

Avalie este post!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0