Jovem Aprendiz 2021: Programa Aprendiz Legal 2021

O que é programa Jovem Aprendiz?

O Programa Jovem Aprendiz 2021 é um projeto que foi criado pelo Governo Federal e a partir da Lei da Aprendizagem. Seu principal objetivo é o de que as empresas possam desenvolver nesse programa uma capacitação, que é voltada a uma profissionalização de jovens ou adolescentes. É a primeira oportunidade para o mercado de trabalho, com benefícios, que são garantidos por Lei.

É um contrato de trabalho numa empresa que pode durar entre 1 a 2 anos, o que pode depender do curso e da carga horária que poderá ser solicitada pela empresa. É um programa voltado para a preparação e a entrada de jovens ao mercado ao trabalho, combatendo a evasão escolar e o trabalho infantil, transformando a realidade de milhares de jovens e adolescentes.

Jovem Aprendiz 2021

Jovem Aprendiz 2021

Como funciona a Lei de Aprendizagem?

Seu funcionamento se dá por intermédio de uma Lei que é a de número 10.097 do ano de 2000 e com o Decreto Federal que é o de número 5.598 do ano de 2005, que determina que empresas que são de médio e grande porte, devam possuir uma porcentagem de 5% ou 15% de jovens que são aprendizes para o trabalho e que atuem em alguma função dentro de uma determinada empresa.

O que preciso para participar do Jovem Aprendiz?

Essa participação é com alguns requisitos e que são referentes à idade que deve ser entre os 14 até 24 anos incompletos, exceto em casos de pessoas com alguma deficiência, que nesse caso não haverá limite para essa idade, estar matriculado no Ensino Fundamental, cursando ou já ter terminado o Ensino Médio, com frequência alta nas aulas.

O Jovem Aprendiz também deve ter disponibilidade para cumprir uma jornada de trabalho que pode durar até 6 horas, sem nenhum registro anterior em carteira de trabalho. Cada empresa pode ter os seus requisitos, porém, existem alguns, como esses que citamos aqui, que são os mais comuns. O jovem, ainda deve estar inscrito em um programa de aprendizagem, numa instituição que seja parceira.

Jovem Aprendiz 2021

Jovem Aprendiz 2021

Principais Vagas Jovem Aprendiz 2021

O trabalho desses jovens estará garantido em empresas, de médio e grande porte com pelo menos 7 empregados, que são com nomes conhecidos, do setor público ou privado.

As empresas que são obrigadas a contratar no programa Jovem Aprendiz, são:

  • Caixa Econômica Federal,
  • Correios,
  • Rede Globo,
  • Petrobras,
  • Vale,
  • Coca Cola,
  • Braskem,
  • Mc Donald´s,
  • Grupo Votorantim,
  • Tim

e muitas outras empresas de médio e grande porte espalhadas por todo o território brasileiro.

Jovem Aprendiz SENAC 2021

O SENAC é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e muito mais do que oferecer uma formação profissional junto ao programa Jovem Aprendiz em 2021. É um programa de aprendizagem, que beneficia muitas empresas com a oferta de mão de obra que seja qualificada, formando cidadãos que são responsáveis e conscientes. Esses jovens adquirem conhecimentos, para um trabalho em equipe, com responsabilidade.

Jovem Aprendiz 2021

Jovem Aprendiz 2021

Nessa instituição é oferecido além de uma formação que é técnico e profissional a esses jovens que são contratados por empresas e matriculados em um curso de aprendizagem, a oportunidade de ter um desenvolvimento de suas habilidades, aliando teoria com a prática, nos cursos do SENAC e numa empresa que é contratante, além de receber muitos benefícios que são assegurados por Lei.

Mais informações acesse a página: Jovem Aprendiz SENAC.

Benefícios Ofertados no programa Jovem Aprendiz 2021

Os jovens que são contratados por esse programa são ao mesmo tempo matriculados em cursos de aprendizagem em muitas instituições que são reconhecidas e que serão as responsáveis por essa certificação. Além de benefícios que são assegurados pela Lei da Aprendizagem e com a carteira de trabalho assinada pela primeira vez numa empresa.

Além de ter o recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), recebem o 13º salário, férias que são equivalentes ao período de trabalho, coincidindo com as escolares, auxílio para transporte ou alimentação, planos de saúde ou odontológico e um contrato de trabalho assinado.

Quanto recebe um Jovem Aprendiz

Um salário para um Jovem Aprendiz não é o mesmo em todas as empresas e esse valor pode variar. O Ministério do Trabalho e Emprego gera uma tabela com o valor desses salários que são pagos, se baseando pelas horas que são trabalhadas e que são definidas, quando o aprendiz é cadastrado numa empresa.

Algumas empresas ainda praticam uma modalidade de pagamento que é diferente, sendo que algumas fazem esse pagamento na forma de salário mínimo, pagando 1 salário mínimo que seja vigente até 1 salário mínimo e meio. O candidato pode verificar esses dados na hora de sua contração por uma determinada empresa, já que esse salário pode variar.

Quais as principais empresas que ofertam vagas no jovem aprendiz em 2021

São muitas essas empresas e muitas delas são bem conhecidas, se tornando o sonho do primeiro emprego para esses aprendizes.

As principais empresas que ofertam vagas para o programa jovem aprendiz em 2021 são:

  • Correios,
  • Bradesco,
  • Banco do Brasil,
  • Embraer,
  • Ambev,
  • Riachuelo,
  • Leader,
  • Netshoes,
  • Casas Bahia,
  • Supermercado Extra, SBT,
  • Nestlé,
  • Grupo Pão de Açúcar,
  • Toyota,
  • Lojas Americanas,
  • Eletrobras,
  • Sabesp,
  • Burger King.

Inscrições Jovem Aprendiz 2021

Para os que se interessaram por esse Programa, gostariam de se inscrever e de concorrer a uma de suas vagas, deverão pesquisar pelo site das empresas que são filiadas a esse programa. De um modo geral, essas empresas abrem essas oportunidades no começo do ano. Outra forma de inscrição no programa Jovem Aprendiz em 2021 seria com o candidato entregando o seu currículo pessoalmente em uma dessas empresas.

Jovem Aprendiz 2021

Jovem Aprendiz 2021

O candidato também pode procurar pela instituição que providencia esse programa em seu estado para se inscrever, que são instituições que atuam como parceiras de empresas em seus processos de contratação de aprendizes e que podem ser as ONGs e algumas instituições do sistema S.

Jovem Aprendiz Correios

O Correios é uma empresa pública. A seleção na inscrição para esses jovens se dá por meio da comprovação de alguns requisitos. Estes são: A idade, que deve ser entre os 14 até os 22 anos completos, a sua renda familiar, a aprovação escolar, série atual, participação em projetos sociais e a partir de uma pontuação detalhada que é lançada em edital para essa inscrição.

O candidato deve estar cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, com disponibilidade de horário para o trabalho, matriculado e comparecendo em uma instituição de ensino, sem vínculo anterior com essa empresa e ser brasileiro. Após essa inscrição o candidato deve acompanhar todo esse processo, bem como, as suas etapas no site dos correios.

Interessado? Acesse a página do Aprendiz Correios.

Como funciona o Jovem Aprendiz Caixa

Assim como as demais empresas o programa na Caixa pode proporcionar aos jovens que tem até 18 anos, conhecimentos que são teóricos ou práticos, que são necessários para o desempenho em uma profissão e ainda o de promover uma inclusão que é social para eles. Os jovens terão uma capacitação em serviços que são bancários e administrativos na Caixa.

Jovem Aprendiz 2021

Jovem Aprendiz 2021

Os jovens aprendizes também serão estimulados para terem uma prática em cidadania, com valores que são éticos e profissionais, ocorrendo essa contratação por meio de uma entidade que é sem fins lucrativos, que são selecionados por chamada pública e com convênio para essa finalidade. O aprendiz caixa será contratado com uma remuneração, um curso e muitos benefícios.

Jovem Aprendiz SENAI como participar?

No SENAI o Jovem Aprendiz em 2021 irá realizar a sua matrícula em uma unidade dessa instituição,  e cursará de graça um dos cursos que estão disponíveis, com suas aulas acontecendo em dias que são específicos na semana e nos outros dias, o aprendiz irá trabalhar numa empresa que é parceira, para ter experiência e vivenciar toda a rotina de trabalho.

Além do programa jovem aprendiz, acesse a página SENAI 2021 e veja cursos disponibilizados gratuitamente.

O aprendiz será contratado por um determinado período e ainda terá muitos benefícios que estão ligados a um trabalhador com carteira assinada e que possam atender as necessidades e a Lei do Aprendiz. Os resultados para esses jovens costuma ser bem positivo e com boa parte deles, sendo absorvidos efetivamente pelas empresas, como funcionários, ao término desse contrato.

Como me inscrever no Jovem Aprendiz Itaú

Para se inscrever por esse programa pelo Itaú o candidato precisará passar por algumas etapas nesse processo seletivo e que é a seleção dos currículos que são enviados para o endereço eletrônico, terá uma entrevista coletiva ou dinâmico de grupo e uma entrevista individual com o gestor da área.

Jovem Aprendiz 2021

Jovem Aprendiz 2021

Vagas Jovem Aprendiz RJ

No Rio de Janeiro haverá centenas de vagas para os Jovens Aprendizes no ano de 2021. São vagas em muitas empresas que disponibilizarão essas oportunidades e para encontrar, o jovem deve sempre acessar os sites ou as redes sociais que são dessas empresas. O jovem também pode procurar pelo setor de Recursos Humanos de uma empresa para informar sobre o seu interesse a uma dessas vagas.

É muito importante que o curso escolhido que tenha numa determinada instituição tenha relação com todas as atividades que serão exercidas por esse aprendiz. Após escolhido o curso, a empresa encaminha esse aprendiz para preencher um requerimento de solicitação de um curso para aprendizes ou que solicite um jovem que já esteja matriculado em um curso numa dessas instituições que são parceiras.

Jovem Aprendiz Ambev

A Ambev é uma das maiores empresas de bebidas do Brasil. Todo o ano realiza processos seletivos para o programa Jovem Aprendiz em 2021 e a inscrição pode ser em seu site oficial, para a empresa entrar em contato, com o jovem que for selecionado, que receberá uma remuneração e muitos benefícios que são assegurados pela Lei da Aprendizagem.