Portal FIEB

O ano de 2017 está no começo e este o início de um novo ciclo, que deverá ser reconhecido por um momento de reconstrução do Brasil, ainda com as mazelas da crise. Em 2016 o país sofreu demais com a economia em baixa e com a alta taxa de desemprego, sendo que muitas pessoas com cargos antigos foram demitidas por cortes de gastos. O ano de 2017 torna-se assim um recomeço, tendo muitos desafios para quem deseja voltar ao mercado de trabalho e também para aqueles que almejam sua primeira vaga como profissional.

Portal FIEB

Portal FIEB

Para ajudar, cursos podem ser feitos e uma instituição pode ser de grande ajuda, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

Portal FIEB

A Federação das Indústrias possui diversos braços no ramo da educação e do preparo de pessoas para o mercado de trabalho, tendo como seus principais agentes o Senai e o SESI,  programas que estão a mais de 70 anos de atuação no ensino técnico.

O Portal FIEB é um dos melhores canais de acesso a informações sobre a instituição e seus serviços. Ele disponibiliza notícias sobre projetos, eventos e acontecimentos do FIEB e também a indústria baiana, assim como de todo o país. O site também apresenta as vagas em cursos profissionalizantes e estágios. Se o desejo é ver o calendário completo dos eventos do Portal FIEB, o portal ainda possui essa opção.

Portal FIEB Senai

Portal FIEB

Portal FIEB

Uma das principais maneiras de formação de pessoas para o mercado de trabalho é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que está sempre disponibilizando cursos profissionalizantes, de jovem aprendi, cursos técnicos e ensino superior. Há duas modalidades para frequentar esses cursos, sendo elas: Presenciais ou Ensino à Distância (EAD).

São 7 unidades do Senai espalhadas pela Bahia, são elas as de: Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Salvador – Dendezeiros, Salvador – CIMATEC, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas.

Portal FIEB Cursos Gratuitos

O Portal FIEB oferece diversos cursos completamente gratuitos, principalmente para as pessoas de baixa renda e que não tem condições de pagar por uma mensalidade. Esses cursos podem ser disponibilizados através de programas de bolsas internos ou pelo Pronatec.

Portal FIEB

Portal FIEB

No início de 2017, o Senai abriu 1.058 vagas gratuitas para jovem aprendiz, tendo sua data de inscrição entre os dias 17 de janeiro até o às 18 horas do dia 12 de fevereiro. A divulgação do resultado será no dia 15 de fevereiro (quarta-feira). Os cursos agraciam diversos setores da indústria com cursos como Eletricista Industrial.

Portal FIEB Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), não tem ligação direta como o Portal FIEB. Porém, existem algumas parcerias entre as duas instituições para eventos e cursos, sendo que as duas áreas estão ligadas entre si, por influenciarem o setor econômico.

O Portal apresenta as notícias sobre a instituição e oferece diversas vagas de cursos presenciais ou EAD, além de possui um programa próprio de bolsas voltadas para a população carente, chamado de PSG – Programa Senac de Gratuidade. Também possui informações sobre o Senac Restaurante e o Senac Museu.


Veja também: