Pular para o conteúdo
Início » PROUNI » Prouni 2024: Bolsas oferecidas, Inscrições e Principais cursos

Prouni 2024: Bolsas oferecidas, Inscrições e Principais cursos

Você quer saber mais sobre o Prouni 2024? Então chegou ao local certo!

O Prouni é a sigla para Programa Universidade para Todos do Governo Federal.

De fato, esse programa foi criado em 2004, através da lei número 11,096/2005 e desde a sua implementação, se tornou um dos programas estudantis mais interessantes e aclamados pelos estudantes/

Isso porque, ele tem por ideal o oferecimento de bolsas de estudo para que os mais diferentes alunos possam atingir o sonho de um diploma universitário.

Em suma, o Prouni possibilitou que uma grande quantidade de pessoas das mais diferentes classes sociais conseguisse cursar o ensino superior, garantindo uma formação muito mais qualificada para milhões de brasileiros que não teriam condições de arcar com os custos do estudo por si sós.

PROUNI 2024

Quais os tipos de bolsa oferecidos pelo Prouni 2024?

Sumário:

O Programa disponibilizado pelo Governo Federal brasileiro, disponibiliza todos os anos milhares de bolsas de estudos para que alunos das mais diferentes faculdades do Brasil, consigam cursar o ensino superior. Essas bolsas podem ser ofertadas tanto para instituições públicas quanto privadas de ensino.

Com a sua criação em 2004, o Programa Universidade para Todos, foi e ainda é considerado um dos maiores divisores de águas para trazer ainda mais qualificação para os brasileiros, principalmente para aqueles estudantes que não possuem condições financeiras de ingressar em uma faculdade.

Dessa forma, existem duas modalidades de bolsas que são ofertadas pelo Prouni. As bolsas de estudo parciais e as bolsas de estudo integrais.

PROUNI 2024

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas bolsas oferecidas pelo Prouni 2024:

Bolsas de estudos parciais

Essa modalidade é a bolsa ofertada que garante um desconto de 50% no valor do curso escolhido pelo aluno. Sendo que existe a necessidade de ser aprovado pelo Prouni. Na prática, o estudante poderá ingressar na faculdade escolhida pagando apenas a metade do seu valor original.

Bolsas de estudos integrais

Já nessa outra modalidade, a bolsa de estudo integral oferece um desconto de 100% no valor do curso escolhido e aprovado no Prouni. Dessa forma, na prática, o aluno consegue cursar a faculdade escolhida de forma inteiramente gratuita.

É preciso destacar que existem pré-requisitos para que essas bolsas sejam concedidas e é importante que o aluno tenha ciência disso antes de começar a pleitear a sua bolsa.

Assim sendo, os requisitos que o estudante precisa ter para concorrer ao Prouni 2024 passam por apresentar uma nota mínima do ENEM e mais os seguintes requisitos:

  • Vir de família que tenha renda familiar de até três salários mínimos
  • Ter realizado todo o ensino nédio em escola pública. Ou ter cursado de forma parcial ou integral o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral
  • Ser uma pessoa com algum tipo de deficiência
  • Ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo às vagas voltadas para os cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Como se inscrever no Prouni 2024?

Para se inscrever no Prouni 2024, o aluno precisa ficar atento ao calendário, principalmente no momento que as inscrições são abertas. Para realizar o procedimento de inscrição, o processo é bastante simples e deve ser feito diretamente pelo site oficial do Prouni.

A importância de ficar atento ao cronograma do Prouni 2024 é justamente devido ao período de inscrições se estender por apenas 4 dias. Portanto, não esqueça de acompanhar as datas.

PROUNI 2024

Para se inscrever no Prouni 2024, é preciso realizar os seguintes passos:

  • A primeira coisa é se dirigir ao portal do Prouni 2024 – Geralmente o link do Gov.br já incorpora todos os programas federais do país. Essa é uma forma simples de encontrar o Prouni.
  • Uma vez na página do Prouni, é preciso buscar o botão “inscreva-se” – Assim que o estudante clicar no botão do inscreva-se no Prouni, ele será redirecionado para a área de login do gov.br
  • Para logar na área do Gov.br é preciso colocar o seu CPF e sua senha – é preciso prestar atenção sobre a perda dessa senha, porém é possível recuperá-la.

Uma vez que o estudante estiver em sua área logada, é o momento que ele poderá começar o processo de inscrição.

Dessa forma, é preciso que ele siga todos os passos que são indicados dentro do procedimento, preenchendo todas as informações que são solicitadas no site. De fato, é importante destacar que o estudante precisa escolher entre duas opções de cursos disponíveis.

Com todo o processo realizado, é preciso que o candidato fique atento aos resultados e principalmente às datas de inscrição.

PROUNI 2024

Cronograma do Prouni 2024

É importante destacar que o cronograma para o ano de 2024 do Prouni ainda não foi oficialmente liberado. Entretanto, é possível imaginar mais ou menos como será o seu cronograma se baseando no que foi divulgado no passado.

Dessa forma, abaixo será apresentada apenas uma provável possibilidade de datas, das quais o Prouni 2024 pode ser baseado para que o estudante consiga se programar.

Prováveis datas para o Prouni 2024 para o primeiro semestre

  • 19 a 23 de fevereiro – período para a inscrição no programa
  • 04 de março – provável divulgação da primeira chamada
  • 05 a 15 de março – comprovação das informações – referente aos estudantes chamados na primeira chamada
  • 22 de março – divulgação da segunda chamada
  • 22 a 30 de março – comprovação das informações – referente aos estudantes chamados na segunda chamada
  • 05 a 06 de abril – prazo para a inscrição na lista de espera
  • 8 de abril – divulgação de candidatos da lista de espera
  • 9 a 14 de abril – comprovação das informações – referente aos estudantes chamados na lista de espera.

Dessa forma, o estudante precisa ficar sempre atento ao cronograma. Já que somente dessa forma é que ele conseguirá fazer tudo dentro do prazo estipulado.

PROUNI 2024

Como pode ser observado, é bastante provável que o Prouni 2024 irá acontecer entre os meses de fevereiro até abril, de forma que o estudante precisa estar atento com essas datas para não perder a sua inscrição.

Em suma, é importante lembrar que as inscrições para o programa são abertas duas vezes por ano. Já mostramos as datas relacionadas ao primeiro semestre e vamos conhecer agora as prováveis datas para as inscrições no segundo semestre.

Espera-se que a abertura do segundo semestre para as inscrições no Prouni aconteça preferencialmente no mês de agosto.

Prováveis datas para o Prouni 2024 para o segundo semestre

  • De 4 a 12 de agosto – comprovação das informações aos aprovados na segunda chamada
  • 18 e 19 de agosto – prazo para solicitação de interesse para entrar na lista de espera
  • 21 de agosto – resultado da lista de espera
  • 24 a 28 de agosto – comprovação das informações dos alunos pré-aprovados para a lista de espera – referente aos estudantes que manifestaram interesse.

Quais faculdades participam do Prouni?

O Programa Universidade para Todos – Prouni – como já foi mencionado, é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e tem por objetivo oferecer bolsas parciais ou integrais para cursos superiores em instituições de ensino privada para estudantes de baixa renda.

É importante destacar que o número de bolsas que são disponibilizadas pelo Prouni se altera a cada ano. Principalmente dependendo da disponibilização das vagas que são oferecidas pelas instituições de ensino superior particulares.

Todo o processo seletivo é feito pelo MEC, fato que acontece duas vezes ao ano. De forma que o estudante possa ingressar no primeiro ou no segundo semestre.

Em suma, para entender o tamanho do programa, em 2021 o programa apresentou aproximadamente 160 mil vagas que podiam ser pleiteadas pelos estudantes.

Durante o início do processo, o Governo Federal divulga na página oficial do Prouni, todas as informações que são referentes ao programa, sendo que os estudantes podem consultar quais são as instituições que participam.

De fato, é importante destacar que o estudante pode fazer as mais diferentes buscas. De forma a encontrar a faculdade, cursos com vagas para o Prouni ou, ainda, quantas bolsas estão disponíveis para a sua cidade.

O Prouni só libera quais são as vagas disponíveis durante o período de processo seletivo. Entretanto, algumas instituições que são reconhecidas pelo MEC e que são tradicionalmente bem avaliadas, costumam fazer parte da lista do Prouni todos os anos.

PROUNI 2024

Em suma, as faculdades que tradicionalmente se encontram nas listas do Prouni são as seguintes:

Mesmo pensando para o ano de 2024, se o processo seletivo para o Prouni já estiver aberto e disponível, vale a pena o candidato consultar quais são as faculdades que oferecem vagas na edição atual do programa, de forma a ter uma ideia de quais podem aparecer em 2024.

Para isso, é preciso que o estudante entre no site http://prouniportal.mec.gov.br . E faça os seguintes passos:

  • Acesse a página de consulta do Prouni
  • Clicar em “pesquisar bolsas”
  • Em seguida, clicar em “procurar por instituições” e digitar o nome da faculdade de interesse e em seguida, clicar em “pesquisar”

Se por um acaso a faculdade aparecer na lista de busca do ProUni, a instituição aparecerá possibilitando que o candidato expanda ainda mais a sua pesquisa, tendo acesso às seguintes informações:

  • Cursos com vagas para bolsistas disponíveis naquela instituição;
  • Grau (bacharelado, tecnológico, licenciatura);
  • Turno;
  • Valor da mensalidade;
  • Quantidade de vagas para bolsas integrais e parciais;
  • Bolsas para pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.

Como funciona a nota de corte do Prouni?

Na realidade, o que foi convencionado chamar de nota de corte nada mais é do que a nota do último candidato selecionado. Ou seja, na hora que o processo está em andamento, todos aqueles que obtiveram uma nota maior do que essa nota apresentam altas chances de conseguir a bolsa, mesmo que isso não signifique que ela está garantida, já que ela vai se alterando diariamente com a entrada de novos candidatos.

Porém, o programa também apresenta uma nota mínima, a qual é estipulada de forma a servir como uma nota teto que os estudantes devem atingir. No caso do Prouni, o estudante, para pleitear a bolsa, precisa ter atingido no mínimo 450 pontos em todas as provas objetivas do ENEM, além de não ter zerado a sua redação.

Porém, como já foi mencionado, não necessariamente quem fez mais de 450 pontos apresenta a sua vaga garantida.

Existem cursos que apresentam notas bem próximo a isso. Contudo, também existem aqueles muito mais concorridos, como é o caso de Medicina, onde a nota de corte é aproximadamente 800 pontos.

É importante lembrar que no momento da inscrição, o candidato consegue ver a nota de corte do Prouni, mas sempre é importante destacar que essa nota muda de acordo com o número de vagas, quantidade de candidatos inscritos, especificidades do curso (como o caso de cidade e turno), além de outras características que podem impactar na nota.

PROUNI 2024

O sistema é atualizado uma vez por dia, sendo que nesse momento a nota de corte é atualizada até aquele momento. Na prática, isso indica que se a sua nota do ENEM for maior que a nota de corte utilizada como referência, você apresenta grandes chances de conseguir uma vaga.

Mas, como já foi citado, ao longo do período de inscrição, o sistema vai recebendo cada vez mais candidaturas, de forma que a nota de corte também é impactada. Portanto, é de responsabilidade do candidato verificar se a sua nota ainda é suficiente para a vaga que está sendo almejada. Ou seja, se muitas pessoas com uma nota alta se candidatarem a mesma vaga, o último candidato aprovado fará com que a nota de corte suba.

Por que ficar atento ao portal?

Uma das vantagens de ficar atento ao período de inscrição é justamente a possibilidade de cancelar a inscrição em um determinado curso e mudar para outro, ainda durante o período de inscrição.

Portanto, é interessante para o candidato acessar o sistema todos os dias, verificando se a sua nota se mantém acima da nota de corte. Se por um acaso a sua nota for menor, é possível procurar em outra universidade de forma que suas chances sejam maiores.

Além disso é preciso ficar atento a chamada nota de corte parcial. Essa nota aparece durante as inscrições e é calculada todos os dias, registrando uma média do último candidato até o momento.

Ou seja, enquanto que as inscrições do Prouni estiverem abertas, esta nota será calculada diariamente, sempre considerando os candidatos do mesmo curso, turno, faculdade, campos e modalidade de concorrência. Essa informação está sempre disponível no sistema, sendo importante ao candidato ficar atento, observando as suas chances de ser aprovado.

De fato, o Prouni permite ao candidato realizar modificações nas suas escolhas quantas vezes achar interessante, durante o período de inscrições.

Dessa forma, se você se candidatou a uma bolsa em um determinado curso, ou turno, ou faculdade e a nota de corte for maior do que a sua nota obtida no ENEM, é possível ao candidato procurar outra combinação, buscando uma nota mais baixa para que tenha uma maior chance de conseguir entrar no curso.

Em suma, é importante lembrar que a nota de corte parcial tem apenas caráter informativo e que não é garantia que o candidato conseguirá uma bolsa. Além disso, vale a pena destacar que a nota de corte parcial não é para a bolsa, mas somente a nota de corte final, a qual é divulgada quando as inscrições são finalizadas.

Como saber a nota de corte do Prouni 2024?

Como já foi comentado, é a nota de corte que irá determinar a aprovação do candidato no Prouni. Portanto, buscar um desempenho no ENEM é de suma importância para conquista a tão sonhada bolsa de estudos.

Assim, ainda é preciso dizer que a bolsa de estudos no Prouni pode ser de 100% ou de 50%, dependendo do caso.

É importante mencionar que com a bolsa de 50%, o estudante ainda precisa custear os 50% restantes através do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), bastando que a instituição de ensino superior faça parte desse programa, além de, é claro, que o estudante também precisa ser aprovado no processo seletivo do FIES.

PROUNI 2024

Entretanto, estamos adiantando a história. Para conseguir a bolsa pelo Prouni, o candidato precisa ter conhecimento da nota de corte. Como mencionado acima, mesmo que a nota mínima do Prouni é de 450 pontos no ENEM, esse número não é o suficiente para que o estudante ganhe o benefício.

O que está sendo dito é que se sair bem no Enem é bastante importante, não só para entrar no seu curso, mas também para conseguir uma bolsa do Prouni.

É importante lembrar que o Sisu (sistema de Seleção Unificada), que é o programa que substituiu os valores dos vestibulares nas instituições públicas, tem como base de notas para o seu exame as próprias notas do ENEM, de forma que ela é utilizada para calcular a nota de corte para o preenchimento das vagas ofertadas.

É importante destacar que ainda sobre as notas do ENEM, elas também são a base da utilização para o programa de financiamento, cuja a pontuação mínima é de 450 pontos de média para aqueles que querem participar do programa.

Mas retornando ao Prouni 2024, a sua nota de corte é baseada na quantidade de vagas para um determinado curso. De forma que as notas dos candidatos inscritos são utilizadas para computar essa nota. Na prática, a nota de corte é a mesma da nota do último candidato inscrito.

Assim, de posse da sua nota do ENEM, é possível ao estudante saber se é possível ou não concorrer para um determinado curso na faculdade que deseja ingressar. Caso a probabilidade de ingresso for muito baixa, ele consegue alterar a sua inscrição quantas vezes quiser.

É importante ficar atento a divulgação das notas de corte. Entretanto, elas não são divulgadas com antecedência. Contudo, conforme os candidatos vão se inscrevendo no programa, essa nota de corte vai se alterando. Isso porque, ela varia dependendo de uma grande quantidade de variáveis – vagas, número de candidatos, faculdades, cursos, turnos e modalidades.

Porém, a nota final só é divulgada com o término das inscrições.

Quais cursos tem a menor nota de corte do Prouni?

É bem sabido que existem muitas instituições de ensino que fazem parte do programa. Dessa forma, o aluno não precisa se concentrar em uma única nota de corte. Já que ela pode variar bastante, até mesmo quando falamos em relação ao curso.

De fato, as faculdades mais procuradas, frequentemente, apresentam uma nota de corte muito mais alta. Isso acontece devido a concorrência. Já naquelas que a procura é mais baixa, é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni com a nota mínima (450 pontos).

Porém, é muito importante que o candidato fique atento às notas de corte do Prouni 2024. Isso porque, elas são a porta de entrada para ingressar no seu curso de ensino superior.

Para ajudar o candidato, é possível seguir a seguinte lista para entender quais são os cursos que apresentam a menor nota de corte no Prouni.

Cursos com menor nota de corte

  • Fisioterapia: entre 560 e 755 pontos
  • Publicidade e Propaganda: entre 550 e 705 pontos
  • Agronomia: entre 540 e 650 pontos
  • Odontologia: entre 520 e 745 pontos
  • Letras (Português/Inglês): entre 500 e 735 pontos
  • Pedagogia: entre 480 e 655 pontos
  • Psicologia: entre 470 e 735 pontos
  • Ciências Contábeis: entre 460 e 640 pontos
  • Nutrição: entre 460 e 715 pontos
  • Gestão de Recursos Humanos: entre 460 e 715 pontos
  • Serviço Social: entre 460 e 700 pontos
  • Jornalismo: entre 455 e 725 pontos
  • Marketing: entre 455 e 700 pontos
  • Artes Visuais: entre 455 e 695 pontos
  • Gestão Comercial: entre 455 e 680 pontos
  • Logística: entre 455 e 660 pontos
  • Segurança no Trabalho: entre 455 e 630 pontos
  • Comércio Exterior: entre 450 e 705 pontos

Só para ver a diferença, vamos entregar também os curso que apresentaram a maior nota de corte dos últimos anos no Prouni. Lembrando que essas notas são baseadas na média histórica e não necessariamente são representativas para o Prouni 2024.

Cursos com maior nota de corte

  • Medicina: entre 710 e 815 pontos
  • Ciências Econômicas: entre 680 e 730 pontos
  • Direito: entre 660 e 703 pontos
  • Biomedicina: entre 640 e 715 pontos
  • Engenharia Elétrica: entre 625 e 760 pontos
  • Ciências Biológicas: entre 625 e 730 pontos
  • Administração: entre 610 e 680 pontos
  • Arquitetura e Urbanismo: entre 610 e 730 pontos
  • Engenharia de Produção: entre 600 e 715 pontos
  • Gastronomia: entre 605 e 635 pontos
  • Medicina Veterinária: entre 600 e 750 pontos
  • Educação Física: entre 595 e 610 pontos>/li>
  • Engenharia Civil: entre 590 e 740 pontos
  • Farmácia: entre 565 e 765 pontos
  • Enfermagem: entre 565 e 710 pontos

Quantas bolsas o Prouni oferece por ano?

O Programa Universidade para Todos (Prouni), em sua última edição, ofereceu 95.694 bolsas de estudos integrais para que estudantes de baixa renda pudessem ingressar em um curso de nível superior sem nenhum custo.

Além das bolsas integrais, também foram ofertadas 60.722 bolsas parciais, que custearam 50% do valor da mensalidade.

Entretanto, para concorrer a bolsa, é preciso que o estudante tenha feito a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e tenha obtido uma nota superior a 450 pontos em todas as provas objetivas do ENEM, além de não ter zerado a sua redação.

Dessa forma, ainda existe a possibilidade de os estudantes consultarem a nota de corte para o curso desejado, durante todo o período de inscrição. De forma que existe a possibilidade de alterar as suas inscrições durante esse período quantas vezes achar necessário.

Em suma, a vantagem de realizar o monitoramento de seus concorrentes, permite ao estudante escolher o curso que melhor se encaixe com a sua nota obtida, de forma que consiga disputar a bolsa da melhor forma possível.

É preciso lembrar que para o momento da inscrição, o estudante precisa ter o seu número do ENEM, além do seu cadastro de pessoa física (CPF).

Além de atender os mais diferentes requisitos, como é o caso de ter realizado o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista integral, se feito o ensino médio em escola particular.

Além disso, é preciso que exista a comprovação da renda familiar, de forma que isso será um critério para o recebimento da bolsa parcial ou integra.

É importante destacar que o Prouni é um programa bastante concorrido e dessa forma,, o estudante precisa se dedicar a fazer uma prova do ENEM com bastante qualidade para conseguir competir com outros candidatos pela bolsa de estudos.

É importante destacar que as instituições de ensino superiores privadas que fazem parte do Prouni, costumam destinar uma grande parte de suas vagas paras os bolsistas do programa. Em contrapartida, elas recebem inúmeros incentivos fiscais impostos pelo Governo Federal.

Na realidade, o que acontece é o seguinte: é como se o governo federal comprasse as vagas nas instituições privadas, indicando alguns requisitos para que o estudante possa ingressar no curso via programa.

Entretanto, nos últimos anos, é possível observar uma queda na quantidade de bolsas que são ofertadas, sendo que isso é um reflexo do cenário de crise econômica que as instituições de ensino estão passando durante a pandemia.

O que acontece é que, o número de vagas oferecidas pelo Prouni em uma instituição particular, é proporcional ao número de alunos matriculados e pagantes no ano letivo anterior.

O que acontece é que as faculdades devem ofertar, no mínimo, uma bolsa integral para cada 10,7 estudantes que são pagantes e que estejam matriculados no ano anterior.

Durante a pandemia, foi percebido que as instituições privadas sofreram queda na quantidade de alunos, além de sofrerem de forma recorrente a inadimplência, a qual apresentou em alguns casos até 75% de aumento na taxa.

Todo esse cenário também mostra o motivo que leva a quantidade de bolsas ser variada de acordo com o ano, já que ela é dependente da quantidade de alunos que ingressaram no ano anterior.

Como é a concorrência no Prouni 2024?

Quando pensamos na concorrência do Prouni 2024, existem muitos detalhes que precisam ser desmistificados. Apesar dele ser um processo seletivo de âmbito nacional, o Programa não faz todo mundo concorrer contra todo mundo, ou que a disputa aconteça entre todos os candidatos a um mesmo curso, independentemente do local.

Esse mito se deve a falta de entendimento de como se dá a concorrência dentro do programa. Na verdade, o que acontece é que a disputa pela vaga acontece apenas entre os candidatos que escolheram as mesmas opções de curso, turno, faculdade, unidade, e modalidade de concorrência.

Ou seja, para que exista concorrência, o candidato precisa escolher todos esses detalhes. Esse é o motivo que as vezes um mesmo curso pode apresentar uma nota de corte diferente, sendo que em alguns casos ela pode ser diferente dentro da mesma faculdade – por exemplo: direito matutino e direito noturno.

Além disso, é preciso entender que existem dois tipos de nota de corte no Prouni:

  • Parcial,
  • Final.

Aliás, com o entendimento dessas notas, é que o candidato pode escolher o curso que ele tenha uma maior chance de ingressar com bolsa.

O significado disso é bastante simples, a nota parcial é uma forma que foi disponibilizada para os candidatos conseguirem observar como está a sua nota frente a de outros candidatos, considerando a escolha do mesmo: curso, turno, faculdade, campus e modalidade de concorrência.

Essa informação fica disponível no sistema de inscrição. De forma que o candidato que melhor souber tirar vantagem dela, conseguirá ter maiores chances de conseguir uma bolsa.

Isso se deve ao fato do Prouni permitir que o candidato consiga alterar a sua escolha quantas vezes quiser. Durante, é claro, o período que as inscrições estão abertas.

Dessa forma, se você se candidatou a um curso/turno/faculdade/ou outra variável que apresenta uma nota de corte maior do que a sua pontuação no ENEM, basta que você procure por uma outra que apresente uma nota mais baixa, fazendo com que você tenha muito mais chances de conseguir a sua vaga.

Assim sendo, é possível que o candidato consiga encontrar um curso que possa apresentar uma maior chance dele conseguir a bolsa via Prouni 2024 em relação a concorrência que ele está enfrentando.

Porém, vale a pena destacar que a nota de corte parcial é apenas informativa e não garante que o candidato conseguirá a bolsa. Já que a nota de corte final só é calculada no momento que as inscrições são encerradas.

PROUNI 2024

Sistema de cotas no Prouni

O sistema de cotas do Prouni é uma forma de trazer uma maior justiça nas oportunidades para a disputa de vagas, de forma que os cotistas disputam a vaga apenas contra outros cotistas.

O sistema de cotas do Prouni é voltado para atender os seguintes perfis de candidatos: Indígenas, pardos, pessoas com deficiência e negros. É claro que o candidato só terá o direito as cotas do Prouni se cumprirem o requisito, garantindo que a disputa pela vaga seja feita de forma justa e com as mesmas condições.

Ou seja, os cotistas negros, indígenas, pardos e deficientes, apenas disputam as vagas de cotistas entre si. Porém, é importante destacar, que diferente do que se pensa, a concorrência não é diminuída para os cotistas, mas sim ela é apenas uma disputa que garante que as pessoas com o mesmo perfil sejam concorrentes, fazendo com que essa disputa seja muito mais justa.

Para entender um pouco mais sobre as vagas, é importante destacar que o Prouni apresenta uma quantidade de vaga para os cotistas que dependem da quantidade de alunos que se apresentam com as condições. De forma que isso é altamente variável de um estado para outro.

É importante destacar que as bolsas destinadas para pretos, pardos e indígenas apresenta uma representação proporcional a cada uma dessas população em cada estado e essa representação está baseada no censo mais recente e divulgada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Quem tem curso superior pode concorrer às cotas?

De acordo com a Lei de Cotas, não existe nenhum impedimento para uma pessoa que já tenha curso superior ingressar novamente através das cotas. Entretanto, é possível entender que esse tema já foi altamente debatido e a conclusão que se chega é a seguinte.

Como o objetivo do sistema de cotas é de proporcionar o primeiro acesso ao ensino superior, é passível de que o sistema de cotas seja dispensado aqueles que já apresentem formação universitária.

Além disso, esse também foi o entendimento da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal, que negou o pedido de matricula através de cotas na Universidade Federal do Paraná a um estudante que já apresentava um diploma de nível superior.

No momento em que o estudante foi chamado para ocupar a vaga remanescente, ele teve a sua candidatura indeferida, sendo que a justificativa da universidade era justamente que o regimento da instituição vedava a entrada de cotistas que já apresentassem curso superior.

Como foi mostrado logo no início, a lei que regulamenta as cotas não menciona em nenhum lugar sobre o ingresso de alunos já formados através cotas, sejam elas sociais ou raciais.

Em suma, essa discussão é bastante pertinente, pois já foi mostrado em diversas sentenças que a resolução jurídica será baseada na resolução dos princípios de autonomia das universidades. Sendo que, dessa forma, a lei das cotas não impede a instituição de adotar critérios diferenciados para o ingresso de cotistas que já tenham curso superior.

De fato, na sentença proferida pela desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, foi utilizado que os princípios que regem a lei das cotas é justamente oferecer um processo diferenciado, garantindo o primeiro acesso do estudante ao ensino superior.

Dessa forma, é fácil perceber que abrir vagas para portadores de diploma de ensino superior dentro do sistema de cotas acaba apenas por privilegiar quem já obteve acesso ao ensino superior.

Resultados do Prouni

O Resultado do Prouni é divulgado de forma online, sendo que o candidato só precisa de um clique para saber se conseguiu ou não a bolsa, de forma que pode construir um futuro muito mais interessante.

Assim, após o candidato realizar a sua inscrição no programa, ele já pode conferir o seu resultado diretamente na página oficial do programa no instante que o resultado for liberado.

PROUNI 2024

Se o estudante for aprovado, ele precisará realizar a manifestação de interesse, sendo necessário estar atento ao cronograma para saber qual é o dia do resultado. Ou seja, no momento em que o candidato é selecionado, ele já vai ter que ficar atento para realizar essa confirmação para a obtenção da bolsa ou não.

De modo geral, acompanhar o calendário é a melhor forma que o candidato tem para ter ciência das datas referentes ao processo.

Toda consulta de bolsa, que é disponível no primeiro semestre, está de acordo com o que o cronograma mostra, sendo que o estudante também precisa se atentar para identificar se a sua bolsa é parcial ou integral. Para ilustrar 2022, foi o ano que mais teve bolsas disponíveis desde quando o programa foi criado.

Para confirmar o resultado do Prouni, a melhor forma é realmente que o estudante se dirija até o site do Prouni.

Além disso, no site do programa é possível procurar o curso, instituição e o município, além de ser utilizado como uma ferramenta para filtrar os mais diferentes resultados. Ou seja, é possível os alunos visualizarem se os cursos são à distancia ou presencial, com ou sem cotas e quais os números de bolsas integrais ou parciais.

Dessa forma, o provável cronograma para que o estudante consiga saber a data do seu resultado no Prouni 2024 é o seguinte:

  • 19 a 23 de fevereiro – período para a inscrição no programa
  • 04 de março – provável divulgação da primeira chamada
  • 05 a 15 de março – comprovação das informações – referente aos estudantes chamados na primeira chamada
  • 22 de março – divulgação da segunda chamada
  • 22 a 30 de março – comprovação das informações – referente aos estudantes chamados na segunda chamada
  • 05 a 06 de abril – prazo para a inscrição na lista de espera
  • 8 de abril – divulgação de candidatos da lista de espera
  • 9 a 14 de abril – comprovação das informações – referente aos estudantes chamados na lista de espera.

Uma vez com o entendimento do calendário do Prouni 2024, é possível buscar o seu resultado diretamente no site oficial do programa. De forma que o passo a passo é o seguinte:

  • Acesse o site do Prouni
  • Clique em “ver resultado”
  • Informe o número da inscrição do ENEM
  • Digite a senha do ENEM
  • Informe as letras e números da imagem
  • Clique em “entrar no Prouni”

Para a bolsa do Prouni qual a nota necessária?

Para conseguir uma bolsa do Prouni, existe o que chamamos de nota de corte, que nada mais é que a nota do último candidato selecionado,. Ou seja, todos os estudantes que apresentaram uma nota maior do que essa, já conseguem ter nota suficiente para concorrer a bolsa.

Apesar de não poder ser considerado uma garantia, já que durante todo o período de inscrição essa nota varia, principalmente devido a inserção de novos candidatos.

Porém, é preciso mencionar que existe uma nota mínima que é estipulada pelo próprio programa. Dessa forma, para ser elegível para participara do programa, é preciso que o estudante tenha realizado o ENEM e não tenha tirado uma nota inferior a 450 pontos em todas as provas objetivas, além de não ter zerado a redação.

É preciso mencionar que essa nota mínima é uma das menores chances que o estudante tem de garantir a sua bolsa.

Isso é notado pois existem cursos que são bem menos concorridos, onde as notas ficam bem próximas desse valor mínimo, mas também existem cursos que são muito concorridos, como é o caso de Medicina, onde a nota de corte fica bem próxima aos 800 pontos.

Assim, a nota de corte é uma forma do programa conseguir separar os estudantes, colocando aqueles que tem uma nota maior do que a de corte para dentro do curso e com chance de conseguir uma bolsa e para fora aqueles que tem uma nota menor e que não tem condições de disputar pela bolsa.

O candidato consegue visualizar a nota de corte do Prouni, porém, ela apresenta variação com o número de vagas, número de candidatos inscritos e especificidades de cada curso, turno, cidade e opções.

Dessa forma, uma vez por dia, o sistema é atualizado com a nota de corte parcial até aquele momento, indicando que se sua nota do ENEM for maior do que a nota de corte mostrada, existe grandes possibilidades de conseguir uma vaga.

Porém, é preciso que o candidato preste muita atenção ao longo do prazo de inscrição. Ou seja o sistema vai recebendo uma grande quantidade de candidaturas, fazendo com que a nota de corte vá subindo do primeiro para o último dia.

Além disso, se muitas pessoas com uma nota alta decidem se candidatar a uma mesma vaga, a tendência é que o último candidato aprovado faça a nota de corte ser muito maior.

Mas existe uma vantagem no Prouni 2024, que é a possibilidade de cancelar a inscrição a qualquer momento e realizar a alteração pra outro curso durante todo o período de inscrição.

Portanto, é imprescindível que o estudante acesse o sistema todos os dias, principalmente para verificar se a sua nota ainda é maior do que a nota de corte do sistema. Se por um acaso não for, ainda é possível procurar outra instituição de ensino que consiga de oferecer maiores chances.

Quais os critérios de desempate do Prouni?

Muitos estudantes vislumbram conseguir uma bolsa de estudos através do Programa Universidade para Todos (Prouni), sendo que o candidato, além de preencher os pré-requisitos que foram estipulados pelo MEC para pleitear uma bolsa, ainda precisa disputar a oferta com outros candidatos interessados.

Dessa forma, a disputa pela bolsa do Prouni é baseada nas notas recebidas no último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

De forma que pode, em alguns casos, acontecer de dois ou mais concorrentes apresentarem a mesma nota, gerando a dúvida de quem é o candidato que está na frente.

Para evitar esse tipo de dilema, o MEC criou um método para que o desempate aconteça. Pensando nisso, os critérios utilizados para o desempate e que foram estabelecidos pelo Ministério da Educação são os seguintes:

  • Maior nota na prova de redação;
  • Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias;

Quem já é formado pode participar do Prouni?

Muito provavelmente, uma das perguntas que mais tem trazido dúvidas na mente dos estudantes é a possibilidade de pessoas formadas utilizarem do Prouni para a obtenção de uma bolsa.

Entretanto, é fácil dizer que quem já completou um curso superior completo e quer fazer uma segunda graduação, não pode se utilizar do programa, mesmo que seja a primeira vez que esteja usando o Prouni.

Dessa forma, é importante citar que o Programa Universidade para Todos não permite que alunos que já tenham um diploma de nível superior sejam habilitados a concorrer às bolsas de estudo pelo programa.

Ou seja, o Prouni 2024 só é valido para estudantes que irão cursar pela primeira vez um curso e que não fizeram parte de nenhuma instituição de ensino superior da rede privada. Isso porque, o objetivo do programa é democratizar o acesso ao ensino superior, principalmente dando oportunidades para jovens de baixa renda.

Portanto, se você tem o interesse de ingressar em um novo curso, utilizando-se das vantagens do Prouni, fique sabendo que isso não será possível, devido às características de funcionamento do programa.

Esse ponto é bastante específico, sendo que o fato do estudante não ter um diploma é um dos requisitos para a concessão de uma bolsa via Prouni, sendo que para os outros pré-requisitos, é interessante consultar diretamente o site oficial do programa.

Porém, para os interessados em uma segunda graduação, existem outras modalidades de bolsas de estudo para aqueles que querem ingressar em uma segunda graduação.

Dessa forma, vamos listar algumas possibilidades, mas sem nos aprofundarmos muito em cada um tipo de bolsa:

  • Bolsa de estudos em faculdades privadas – existem bolsas que são concedidas pela própria instituição, como é o caso de descontos na mensalidade para os primeiros colocados no vestibular.
  • Bolsa de estudos para servidores públicos – essa bolsa é concedida para algumas instituições para as pessoas que já foram aprovadas em concursos públicos e que trabalham em órgãos estatais.
  • Bolsa de estudos de convênio empresa – uma outra forma é conseguir uma bolsa de estudos que seja financiada através da empresa em que você trabalha e que tenha parcerias e convênio com faculdades. Essa é uma forma que colaboradores da iniciativa privada podem seguir com seus estudos.

Documentos necessários para a matrícula

A inscrição para a matrícula no Prouni é feita inteiramente pela internet, sendo que ainda nesse momento não é necessário apresentar nenhum tipo de documento e tão pouco pagar alguma taxa. Porém, é importante que se tenha em mãos todas as informações, pois no momento que você for selecionado, precisará comprovar todos os dados preenchidos.

PROUNI 2024

O primeiro passo de inscrição no Prouni 2024 é baseado nas informações sobre seu grupo familiar, indicando a renda de cada uma das pessoas.

Essa informação é importante, pois é a partir dos dados socioeconômicos solicitados pelo Ministério da Educação, é que as opções de bolsa integral e parcial serão distribuídas.

Além disso, é preciso lembrar que para pleitear uma bolsa pelo Prouni, é preciso que o estudante apresente uma renda bruta familiar de até 1,5 salários mínimos no caso para bolsas de 100%, e de 3 salários mínimos para bolsas de 50%.

Outros requisitos são os seguintes:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada como bolsista integral da própria escola;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição, e concorrer a bolsas de estudo em cursos de licenciatura (apenas nesse caso não é exigida a comprovação de renda).

Uma vez que o candidato preencher esses requisitos, será necessário a apresentação de diversos documentos de forma a entender se o estudante pré-selecionado pode receber uma bolsa. De fato, essa fase é conhecida como “comprovação de informações” e conta com um prazo bastante curto entre as convocações.

Isso é feito diretamente na faculdade em que o estudante conseguiu a bolsa, de forma que sem a realização desse passo, a matrícula não será realizada. Ou seja, aquele candidato que não conseguir entregar as comprovações dentro do prazo estipulado perderá a vaga, de forma a ceder para o próximo candidato na lista de espera.

Algumas universidades aceitam que os documentos do Prouni sejam entregues de forma digital, mas a grande maioria exige que tudo seja entregue em mãos na secretária de forma a evitar erros.

Quais são os documentos?

Assim, os documentos que devem ser levados na primeira convocação, são os mais diversos, sendo que o candidato precisa levar os originais e cópias dos seguintes documentos pessoais:

  • Carteira de Identidade (RG)
  • Carteira Nacional de Habilitação
  • Carteira funcional
  • Identidade militar
  • Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), se for o caso
  • Passaporte emitido no Brasil
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

PROUNI 2024

É preciso, também, que o candidato leve um comprovante de residência, de forma que pode ser qualquer um dos comprovantes listados abaixo:

  • Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel)
  • Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de uma conta de água, gás, etc. em nome do proprietário
  • Declaração do proprietário do imóvel que confirme a residência, com firma reconhecida em cartório, acompanhado de uma conta de água, gás, etc. em nome do proprietário
  • Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física
  • Demonstrativo ou comunicado do INSS ou da Receita Federal do Brasil
  • Contracheque emitido por órgão público
  • Boleto bancário de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de saúde, de condomínio ou de financiamento habitacional
  • Fatura de cartão de crédito
  • Extrato ou demonstrativo bancário de conta corrente ou de poupança
  • Extrato ou demonstrativo bancário de empréstimo ou aplicação financeira
  • Extrato do FGTS
  • Guia ou carnê do IPTU ou do IPVA

Outros documentos que precisam ser entregues dizem respeito aos comprovantes de rendimento, sendo que eles podem ser divididos em: Assalariados, Atividade Rural, Aposentados e Pensionistas; Autônomos (incluindo MEI); Profissionais Liberais; Sócios e dirigentes de empresas; ganhos por aluguéis de imóveis.

Vamos ver cada um deles.

Assalariados (trabalhador que recebe salário):

  • Três últimos contracheques (holerites), no caso de renda fixa.
  • Seis últimos contracheques, quando houver pagamento de comissão ou hora extra.
  • Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
  • Carteira de trabalho registrada e atualizada, ou carnê do INSS, com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica.
  • Extrato da conta no FGTS referente aos seis últimos meses.
  • Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

Atividade rural:

  • Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).
  • Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros do grupo familiar, quando for o caso.
  • Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas.
  • Notas fiscais de vendas dos últimos seis meses.

Aposentados e pensionistas:

  • Extrato mais recente do pagamento de benefício
  • Extratos bancários dos últimos três meses, quando for o caso.
  • Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

Autônomos (incluindo MEI):

  • Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
  • Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros do grupo familiar, quando for o caso.
  • Guias de recolhimento ao INSS, com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada.
  • Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

Profissionais liberais:

  • Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
  • Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros do grupo familiar, quando for o caso.
  • Guias de recolhimento ao INSS, com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada.
  • Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

Sócios e dirigentes de empresas:

  • Três últimos contracheques de remuneração mensal.
  • Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica.
  • Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros do grupo familiar, quando for o caso.
  • Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas.

Ganhos por aluguel de imóveis:

  • Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
  • Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.
  • Contrato de locação ou arrendamento, devidamente registrado em cartório, acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimento.

Por fim, é preciso levar alguns outros documentos para a realização da inscrição, que são os seguintes:

  • Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais;
  • Comprovante de pagamento de pensão alimentícia;
  • Comprovantes de Ensino Médio (no caso é preciso comprovar não só a conclusão do ensino médio, mas também comprovar que o estudante fez os seus estudos em escola pública ou se particular como bolsista integral).

Quem é aprovado no Prouni precisa pagar matrícula?

A melhor forma de entender se quem é aprovado no Prouni precisa realizar algum tipo de pagamento é justamente entender como funciona o programa:

  • Inscrição – são inteiramente gratuitas para todos os participantes
  • Bolsa integral – a bolsa integral cobre 100% da mensalidade do curso. Nesse caso específico, é possível indicar que a mensalidade é gratuita
  • Bolsa parcial – nesse caso a bolsa cobre 50% da mensalidade, cabendo ao bolsista pagar os outros 50%
  • Bolsa remanescente – as inscrições para essas bolsas são inteiramente gratuitas.

As taxas do programa são referentes às despesas relacionadas a anuidade ou semestralidade dos encargos cobrados pelas faculdades particulares. De fato, é importante destacar que mesmo para bolsistas integrais, existem algumas despesas que não são amparadas pela bolsa, de forma que é possível citar:

  • Moradia – o Prouni não cobre nenhuma despesa relacionada a moradia dos bolsistas. Portanto, se você tem interesse em concorrer a uma bolsa que não seja em sua cidade de origem, ou em outro estado, as despesas de moradia ficam por sua própria conta
  • Transporte – também não existe pagamento para deslocamentos
  • Alimentação – não existe pagamento referente a alimentação
  • Material didático e livros – esses gastos também são de encargo do aluno, assim as despesas com material didático, livros, cadernos, calculadoras e fotocópias é de responsabilidade do estudante
  • Atividades não previstas no currículo – Não existe pagamento de atividades que não estejam previstas no currículo regular do curso, de forma que é possível citar: viagens de estudo, congressos, disciplinas não previstas e outras atividades, são custeadas pelos estudantes.

Sisprouni

O Sisprouni é um sistema inteiramente informatizado do Programa Universidade para Todos – Prouni – de forma que ele contém todas as informações sobre os bolsistas e as instituições de ensino que são associadas ao programa.

Esse sistema serve como um local para o coordenado Prouni da faculdade conseguir atualizar o cadastro de participantes, de forma que a permanência da bolsa seja garantida.

Dessa forma, ao ser utilizado pelos coordenadores do Prouni ou por representantes, o Sisprouni garante que acontecerá todo o processo de gerenciamento dos processos que são realizados pelo Prouni.

Assim, a grande vantagem desse sistema é que os coordenadores e representantes da própria instituição podem realizar os procedimentos de manutenção das bolsas – como é o caso de:

  • Atualização, suspensão, transferência e encerramento;
  • Emissão de termos e documentos (realizando, se necessário, autenticação através de uma assinatura digital);
  • Realização de cadastro dos cursos, turnos, permuta de bolsa e outras atividades de dados da própria instituição de ensino superior.

Assim, é através do Sisprouni que o Ministério da Educação (MEC) consegue verificar como se encontra a situação de cada um dos alunos que participam do programa, além de ter uma noção macro das instituições, de forma que todas essas informações chegam em tempo real para o MEC.

Outro ponto de importância do Sisprouni é que a substituição do coordenador do Prouni 2024 ou de seu representante, que acontece através de um processo seletivo, é realizado através desse sistema, de modo que as instituições conseguem emitir a lista do resultados das inscrições dos seus candidatos.

Antes do envio da lista definitiva, ela apresentará uma lista de candidatos que foram pré-selecionados na primeira chamada e com o curso credenciado. Esse processo se repete para a segunda chamada e para a confirmação de intenção de vaga na lista de espera.

Outra característica do Sisprouni é justamente a capacidade de realizar a consulta dos mais diferentes candidatos, além da comprovação das informações. Por fim, é também no Sisprouni que o termo de concessão da bolsa pode ser encontrado.

PROUNI 2024

Cancelamento da bolsa pelo Prouni

Em alguns casos, pode acontecer do estudante perder a sua bolsa de estudos do Prouni, ou seja, é possível que se aconteça o cancelamento da bolsa pelo Prouni. Dessa forma, os principais motivos que fazem uma bolsista a perder a bolsa são os seguintes:

Término do tempo para a conclusão do curso

Os bolsistas do Prouni aceitam que o tempo para completar o curso é duas vezes maior do que a duração do curso e de forma a concluir a graduação.

Para ilustrar é o seguinte, se um curso tiver quatro anos, o estudante pode concluir o curso, sem a chance de perder a bolsa de estudo em até oito anos

Reprovação em mais de 25% das disciplinas por semestre

Todo aluno contemplado pela bolsa do Prouni precisa apresentar no mínimo uma aprovação de 75% nas matérias do semestre. Ou seja, ele pode ter apenas 25% de reprovação nas disciplinas.

Evasão escolar

Assim como na parte de rendimento, o contemplado pela bolsa do Prouni, precisa apresentar uma frequência mínima nas aulas. Ou seja, o aluno perderá o direito a sua bolsa se faltar a mais de 25% das aulas que são ofertadas durante o semestre.

Matrícula em instituição de ensino pública

Outro detalhe que pode gerar o cancelamento da bolsa do Prouni é se o estudante já tiver um diploma de ensino superior ou se estiver em uma instituição de ensino público. Basicamente, se o aluno se matricular em uma universidade pública, ele perde a sua bolsa do Prouni de forma automática.

Mudança socioeconômica

Um dos requisitos do programa é justamente a comprovação da renda familiar bruta mensal, sendo que ela é obrigatória no momento da concessão da bolsa.

Porém, existem casos de que o candidato consegue mudar a sua condição socioeconômica, recebendo mais do que o valor determinado durante o processo seletivo. Nesse caso, é preciso que o estudante avise o MEC sobre a nova situação, de forma que o órgão determine pela manutenção do auxilio ou do seu cancelamento.

É muito melhor que o próprio estudante realize esse processo, pois se houver alguma denúncia anônima que leve o MEC a investigar o aluno e se a irregularidade for confirmada, o órgão irá efetuar o cancelamento e ainda aplicando os sansões legais cabíveis.

Falta de envio de documentos solicitados

Uma vez que o candidato for aprovado na seleção, a instituição de ensino solicita uma sequencia de documentos para que as informações repassadas sejam confirmadas.

Dessa forma, se o candidato esquecer de algum documento ou que os dados não estejam de acordo ao que foi declarado, o estudante selecionado perde o direito à bolsa de estudo.

Não realização da matrícula ou da rematrícula no prazo estipulado

Um detalhe que todo estudante precisa entender é que se ele for selecionado no primeiro semestre, a bolsa é válida para o período de inscrição do primeiro semestre. Portanto, se o candidato não enviar os documentos no prazo ou se os dados não estiverem de acordo, a bolsa não será concedida.

Ordem Judicial

Pode acontecer de uma bolsa de estudo parar na Justiça, sendo que o processo pode ser movido pelo estudante ou pelo responsável do Prouni. Nesse caso, pode acontecer de que a decisão seja desfavorável ao candidato, de forma que ele perderá o seu acesso à bolsa.

Acúmulo de bolsas de Estudo

É notório que o bolsista do Prouni 2024 tem direito a apenas uma bolsa do programa do governo. Dessa forma, se ele for selecionado em mais de um processo seletivo, sem que realize o desligamento do benefício anterior, ele automaticamente perde o direito ao auxílio.

Quem tem 50% de bolsa no Prouni pode tentar 100%?

A resposta para essa pergunta é não, se o bolsista já tem a bolsa de 50% é devido aos requisitos apresentados no momento da obtenção da bolsa.

Além disso, se um bolsista pede a transferência para outra instituição de ensino, ele precisa ficar atento para verificar se essa nova instituição conta com o desconto de 50%.

Se por algum motivo ela trabalhar apenas com as bolsas de 100%, o estudante irá perder o direito a sua bolsa parcial de modo que haverá a necessidade de pagar a mensalidade integral.

Portanto, é fácil perceber que o Prouni não permite a transferência de bolsa parcial para integral, bem como não aceita a mudança da bolsa integral para a parcial.

Bolsa permanência

A bolsa ofertada pelo Prouni 2024 é direcionada exclusivamente para o pagamento das mensalidades em uma instituição de ensino superior privada. Entretanto, existe alguns casos em que o Prouni oferece algumas ajudas de custo.

Esse beneficio é chamado de “bolsa permanência do Prouni” e ela apresenta o objetivo de trazer apoio financeiro para o estudante. De forma que ele consiga pagar as pequenas despesas que estão relacionadas aos seus estudos, de forma a conseguir concluir a sua faculdade.

O valor da bolsa permanência é baseada no equivalente ao praticado pelas bolsas de iniciação cientifica que é entregue pelo Governo Federal. Dessa forma, o aluno interessado em receber esse auxílio financeiro precisa passar por alguns pré-requisitos, além de um processo seletivo específico.

Portanto, para o que o aluno entre com o pedido da bolsa permanência, é preciso que esteja enquadrado nos seguintes pré-requisitos:

  • Ser bolsista integral do Prouni
  • Apresentar matrícula em um curso presencial com pelo menos seis semestre de duração e com carga horária diária de seis horas por dia.

Assim o processo para entrada do requerimento para a Bolsa Permanência do Prouni acontece todos os meses. E para concorrer o benefício, a faculdade que o estudante está matriculado com a bolsa integral precisa aderir ao programa.

É importante destacar que a quantidade de bolsas permanência do Prouni é extremamente dependente do orçamento do Ministério da Educação. Sendo que ela não pode ser utilizada se o estudante já for beneficiário de outras bolsas do Governo voltadas para custear despesas com a educação do aluno.

PROUNI 2024

Quem não pode participar do Prouni 2024?

O Programa Universidade para Todos (Prouni) não é um programa que apresenta livre concorrência, muito pelo contrário, para o estudante pleitear a sua bolsa de estudos, ele precisa passar por alguns pré-requisitos.

Os requisitos para concorrer ao Prouni 2024 são:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter cursado todo o Ensino Médio em escola particular com bolsa integral;
  • Possuir renda mensal de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • Não possuir diploma de Ensino Superior;
  • Ter realizado a última edição do Enem;
  • Ser portador de alguma deficiência (PCD);
  • Ser professor da educação básica na rede pública de ensino.

Portanto, com essas características, é fácil perceber que as pessoas que não podem aderir ao programa são aquelas que apresentam as seguintes características:

  • Estudantes de escola particular sem bolsa integral;
  • Quem tem renda familiar acima de 3 salários mínimos por pessoa;
  • Quem já possui uma graduação;
  • Quem não fez a última edição do ENEM;
  • Participantes que obtiveram nota abaixo de 450 no ENEM.

Diferenças entre Sisu e Prouni 2024

Apesar de serem programas criados pelo Governo Federal dentro da esfera politica voltada para a facilitação do ingresso de estudantes ao nível superior, eles são programas totalmente diferentes e com finalidades bastante específicas.

O Sisu é o sistema informatizado que seleciona os candidatos para as vagas nas instituições públicas. Enquanto que o Prouni 2024 é um programa que oferece bolsas de estudos em universidades particulares para os alunos de baixa renda.

A única coisa que aproxima esses dois programas é o fato deles utilizarem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério de classificação. Portanto, é preciso realizar o ENEM para participar dos dois programas.

Para entender melhor, vamos compreender um pouco mais o que são os dois programas.

Sisu

O Sisu foi lançado em 2010 como um sistema totalmente informatizado que utiliza a nota do ENEM como critério de classificação de candidatos a uma vaga em uma universidade pública ou instituto federal de educação. As inscrições são gratuitas e ocorrem duas vezes por ano.

Após se inscrever no Sisu, o aluno deve fornecer seu número de inscrição e senha do ENEM. Para assim, acessar as vagas disponíveis nas instituições que utilizam esse sistema como processo seletivo.

Atualmente, a maioria das universidades públicas brasileiras aderiram ao sistema, e em muitas delas é a única forma de ingresso, eliminando o vestibular tradicional.

O sistema é baseado em um ranking onde os alunos se inscrevem para as vagas, classificando os melhores candidatos para um mesmo curso, universidade, turno e modalidade de concorrência. Se o candidato for selecionado, basta realizar a matrícula.

Prouni

Já o Prouni foi criado em 2004 e logo nos seus dez primeiros anos de existência, já concedeu mais de 1.7 milhão de bolsas de estudo. Garantindo o ingresso de uma grande quantidade de alunos no ensino superior em mais de 850 universidades brasileiras. É importante destacar que a grande maioria dos beneficiários, aproximadamente 70%, receberam bolsa integral.

Os candidatos ao Prouni estão na busca de bolsas de estudos. Essa é uma ajuda financeira para frequentar um curso superior que é oferecido por uma universidade particular.

Dentro do programa e dependendo do requisito, é possível conseguir uma bolsa integral ou parcial. Entretanto, existe a necessidade de comprovação de renda familiar para que se possa pleitear a bolsa.

As bolsas integrais são destinadas aos candidatos que possuem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já as bolsas parciais podem ser solicitadas por candidatos que tenham renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa.

É importante destacar que a seleção de candidatos também é feita por meio das notas do ENEM. Portanto, quanto maior a pontuação do candidato, maiores são as chances de receber a bolsa.

É válido ressaltar que os recursos do Prouni 2024 são repassados diretamente para as universidades, sem passar pela conta do aluno.

Além disso, ao concluir o curso, o estudante não tem dívidas com o Governo. Pois o objetivo do programa é democratizar o acesso ao ensino superior, oferecendo oportunidades aos estudantes que não têm condições de pagar ou assumir empréstimos para obter o diploma.

Para demonstrar de uma forma melhor, as diferenças entre Sisu e Prouni são as seguintes:

  • Função: Sisu é para preencher as vagas em instituições públicas de ensino superior. Prouni para conceder bolsas de estudos (parcial ou integral) em instituições particulares.
  • Enem: Sisu só é válida a nota do último exame. Prouni só é válida a nota do último exame e a partir de 2010 se for requerimento para bolsas remanescentes.
  • Limite de renda: não existe limite de renda para o Sisu. Já o Prouni é de até três salários mínimos por pessoa
  • Escolaridade: De fato, o Sisu é egressos de qualquer escola. Prouni o aluno precisa ter completado o ensino médio na rede pública ou em colégio particular com bolsa integral.

Diferenças entre FIES e Prouni 2024

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é muito parecido ao Prouni 2024. Entretanto, ao invés da concessão de bolsa de estudos, ele oferece um financiamento da mensalidade em faculdades particulares.

De fato, o programa tem por objetivo permitir que estudantes que tenham feito o ENEM (e obtiveram uma nota superior a 450 pontos e não zeraram a educação) consigam participar do programa. Uma diferença do FIES para o Prouni é que no caso do fundo não existe um limite de renda.

Aqueles que desejam se utilizar do FIES, precisam ficar atentos, já que ele abre sempre após o Prouni. Fato que acontece entre o final de fevereiro e março ou em julho, sendo que a inscrição é feita diretamente no site do FIES. Além disso, ele também pode ser pleiteado para aqueles alunos que já estão no ensino superior.

PROUNI 2024

Para ilustrar melhor a diferença entre os programas podemos citar o seguinte:

  • A função do Prouni é conceder bolsas de estudos (parciais ou integrais) para alunos de baixa renda ingressarem em instituições particulares parceiras. Já a função do FIES é conceder financiamento das mensalidades nas faculdades particulares
  • A nota do ENEM para o Prouni é baseada na última edição do Exame, já o FIES pode ser utilizado qualquer ENEM após 2010
  • O limite de renda para o Prouni é de 1,5 salários mínimos para a bolsa integral e de 3 salários mínimos para a bolsa parcial. Já para o FIES o limite de renda é de 5 salários mínimos por pessoa.
  • A escolaridade para o Prouni é voltada para aqueles alunos que completaram o ensino médio em escola pública ou em escola particular mediante bolsa integral. Já o FIES é voltado para o estudante que estudou em qualquer escola.

Avalie este post!

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *