Pronatec Duque de Caxias

Criado pelo Governo Federal do Brasil o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, visa ofertar cursos técnicos gratuitos de formação e qualificação profissional, em instituições de ensino espalhadas pelo país no qual fazem parte do Pronatec Duque de Caxias.

Levando conhecimento e oportunizando a inserção no mercado de trabalho, ele é composto por cinco iniciativas: Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Programa Brasil Profissionalizado; Rede e-Tec Brasil; Acordo de Gratuidade com o Sistema S, composto pelo SENAI, SENAC, SESC e SESI; Bolsa Formação, por meio da qual o governo oferece cursos gratuitos, em instituições privadas que atuam na educação profissional e tecnológica.

Pronatec Duque de Caxias

Pronatec Duque de Caxias

Pronatec Duque de Caxias

Há várias instituições que oferecem vagas através do Pronatec, em Duque de Caxias no Rio de Janeiro podemos citar o SENAI e o SENAC, pertencentes ao sistema S, e a Estácio de Sá, que é uma instituição de ensino superior privada. Os interessados nas instituições do sistema S devem acessar o site do Pronatec Duque de Caxias e escolher dentre as vagas disponibilizadas, de acordo com a região e a escolaridade concluída.

Para as outras instituições não existe um sistema único de inscrição, os interessados devem acessar os respectivos sites para buscar as informações pertinentes ao processo seletivo e ao calendário de ingresso.

Lembrando que o credenciamento de uma instituição deve ser verificado junto ao MEC – Ministério da Educação. Dentre as instituições que oferecem o ingresso para o PRONATEC estão a Rede Federal de Ed. Profissional, Científica e Tecnológica; instituições públicas das redes estaduais, distrital e municipais; instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAC, SENAI, SENAR, SENAT); Instituições de Ensino Superior – estaduais, distrital e municipais e as instituições de ensino privadas e de educação profissional técnica de nível médio.

Vagas Pronatec Duque de Caxias

Pronatec Duque de Caxias

Pronatec Duque de Caxias

As vagas oferecidas para o Pronatec Duque de Caxias serão disponibilizadas no site da inscrição, elas atendem as demandas da sociedade em conjunto com a oferta das instituições. As vagas oferecidas pela SENAI e pelo SENAC são concentradas nos setores comerciais e industriais.

Essas instituições e os Institutos Federais apresentam oferta contínua de vagas ao longo do ano. Procure-os para conhecer o calendário de ingresso.

Inscrições Pronatec Duque de Caxias

Para ter acesso ao período de inscrição o candidato deve acessar frequentemente o site das instituições que oferecem as vagas do Pronatec e o site do MEC. As inscrições geralmente começam primeiro trimestre e, durante o ano, vagas remanescentes devem ser oferecidas.

Pronatec Duque de Caxias

Pronatec Duque de Caxias

Além disso, pela Bolsa Formação do Pronatec, serão ofertadas vagas a partir do segundo trimestre. Os parceiros do Pronatec Duque de Caxias levantarão as demandas em comum acordo com as unidades de ensino. As vagas a serem ofertadas estarão disponíveis no Portal do MEC.

Cursos Pronatec Duque de Caxias

A oferta de curso vai depender da instituição de ensino no qual oferece o Pronatec Duque de Caxias. O SENAI, de acordo com o histórico de oferta, engloba os cursos de Operações Logísticas, Técnico em Manutenção de Computadores, Técnico em Segurança do Trabalho, Auxiliar de Eletricistas, Montador de Móveis, Automação Industrial entre outros. Na Estácio: Petróleo e Gás, Edificações, Programação de Jogos Digitais, Estética, Enfermagem e outros.

Veja mais!

Deixe seu Comentário