Pronatec RJ 2017

Pronatec RJ 2017, São Gonçalo

Pronatec RJ 2017 – Em 2011 o governo federal fundou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego cujo principal objetivo é especializar trabalhadores de todo o país e prepara-los para a entrada imediata no mercado de trabalho, unindo milhares de vagas que exigem especialização a milhares de trabalhadores que não tinham meios de fazê-lo.

Em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, o programa visa atender a pessoas de baixa renda, principalmente, uma vez que o público-alvo do programa são pessoas que não possuem condições de arcar com as despesas de um curso técnico pago.

Pronatec RJ 2017

Pronatec RJ 2017

Cursos Pronatec RJ 2017, São Gonçalo

Os cursos são oferecidos por instituições parceiras do programa tanto da rede pública quando privada e até mesmo superior, nos quais os alunos do programa contam com a mesma infraestrutura que contam os alunos de fora do programa. Em São Gonçalo temos como exemplos o Instituto Federal de Tecnologia e Ciência e dos Serviços Nacionais de aprendizagem, além de instituições do sistema S – SESI e SENAI – e algumas universidades particulares como a Salgado de Oliveira.

No caso de ingresso para realizar cursos na universidades, o acesso é feito através do Sisutec, que é um sistema do Pronatec RJ 2016 de captação de candidatos que realizaram a prova do ENEM e tiveram pontuação pelo menos razoável. Para concorrer a uma vaga nos cursos do programa em 2016, é necessário que o candidato tenha realizado a prova do ENEM 2015. Os ingressantes através do SISUTEC devem estar atentos à lista de aprovados que deverá ser divulgada no início de cada semestre.

Pronatec RJ 2017

Pronatec RJ 2017

Pronatec 2017 RJ, Inscrições São Gonçalo

Para se candidatar ao Pronatec RJ 2017 é necessário que o aluno tenha no mínimo 16 anos, sendo necessário ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino – ou ainda estar concluindo – além de alunos do EJA, beneficiários de programas de transferência direta do governo como o bolsa família e outros cadastrados no CADÚnico – cadastro social que pode ser feito no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – de São Gonçalo.

Os cursos oferecidos são nas áreas de hotelaria, administração, comunicação, saúde, turismo, tecnologia, lazer, segurança, indústria da moda, estética, entre outros. A disponibilidade de vagas pode variar de um ano para o outro, razão pela qual é importante que o aluno procure se informar com a instituição na qual realizará o curso.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Pronatec ou através do CADÚnico. Após este processo, os candidatos deverão realizar matrícula na própria instituição onde realizará o curso.

Veja mais!