Pronatec Salvador BA 2016

Pronatec Bahia 2016

O Pronatec Salvador, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, é um programa criado pelo Governo Federal, que tem como principal objetivo ampliar o número de vagas gratuitas para cursos técnicos e profissionalizantes em todo o Brasil.

As vagas do Pronatec BA 2016 são oferecidas para cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada (FIC). A primeira modalidade oferece uma habilitação profissional completa, com carga horária mínima de 800 horas. Já a segunda, tem a finalidade de oferecer capacitação de curta duração, que prepare os alunos para desempenhar uma determinada função no mercado de trabalho.

Pronatec Salvador BA 2016

Pronatec Salvador BA 2016

É importante ressaltar que durante o processo seletivo, o programa dá preferência para alunos que estejam cursando ou que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas, na hora de preencher suas vagas. Manter uma boa frequência e boas notas também garantem ao estudante pontos extras na hora de concorrer a  uma vaga no Jovem Aprendiz.

Pronatec Salvador BA 2016

Os estudantes residentes em Salvador podem usufruir de vários cursos grátis que são oferecidos para todos os moradores, permitindo que estes adquiram conhecimentos relacionados à área de atuação, cuja desejam seguir futuramente no mercado de trabalho.

Cursos Gratuitos Salvador BA Pronatec 2016

Pronatec Salvador BA 2016

Pronatec Salvador BA 2016

O Pronatec Salvador 2016 oferece gratuitamente diversas modalidades de cursos técnicos. Entre eles, podemos ressaltar: construção civil, manutenção automotiva, mecânica, transporte de cargas, metalúrgica, comunicação e petróleo e gás, entre outros.

Os cursos citados acima, se encontram distribuídos entre diversas instituições de ensino que são parceiras do programa do Governo Federal. Entre elas podemos destacar: Senai, Senac, Senat, IFBaiano e Senar.

Documentos Necessários para Inscrição Pronatec 2016

Para fazer sua inscrição no Pronatec Salvador, BA 2016 o jovem deve comparecer na instituição desejada com alguns documentos em mãos. São eles:

  • Carteira de Identidade (original e a cópia)
  • CPF (original e a cópia)
  • Foto 3×4 recente
  • Comprovante de residência
  • Histórico escolar
  • Comprovante de matrícula no ensino médio (apenas para quem está cursando o ensino médio)
Pronatec Salvador BA 2016

Pronatec Salvador BA 2016

Pronatec Salvador BA 2016 Inscrições

As inscrições para os cursos técnicos do Pronatec 2016 na Bahia são gratuitas e podem ser feitas de duas formas diferentes. A primeira forma de inscrição é através do comparecimento na instituição que está ofertando o curso desejado com os documentos listados acima.

Já a segunda é através do site oficial do programa: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/. Se houver algum curso ou turma com inscrições abertas, ele será indicado e basta clicar no link “Inscreva-se” para ser direcionado a um formulário.

No caso de não haver vagas disponíveis, o candidato deverá optar por receber notificações se houver vagas na sua cidade. Dessa forma, assim que surgirem oportunidades para o candidato, a instituição executora entrará em contato.

Veja mais!