Curso Técnico Gratuito

Muitas acreditam que a educação é o melhor caminho para a formação de um Brasil melhor e mais justo, já que por meio dela, é possível mudar toda uma realidade de desigualdade presente no país, oferecendo oportunidades aos cidadãos menos favorecidos.
Por isso, que a criação dos cursos técnicos gratuitos, seja por meio da inscrição no Pronatec, seja ainda pelo oferecimento dos programas do Sesi e Senai, acaba sendo de fundamental importância, para que milhares de jovens tenham uma oportunidade única de estudarem e conseguirem uma qualificação maior.

Curso Técnico Gratuito

A participação no processo de seleção de um curso técnico gratuito, muda conforme a instituição desejada e a forma de inscricao que cada candidato optar.
Por exemplo, para as vagas diretas no Senai e no Sesi, existe uma prova específica para cada um desses locais e a decisão dos candidatos aceitos é feita conforme a nota que cada um obteve nos testes aplicados.
Já para o Pronatec, além da questão da nota no Enem, que acaba sendo um exame obrigatório para participar desse programa do Governo Federal, um outro aspecto utilizado na hora de selecionar os alunos que ganharão uma bolsa de estudo integral, nas mais variadas faculdades técnicas do Brasil, é a renda.
Por fim, em relação ao Sisutec, a forma de escolha é apenas pela nota do Enem, não tendo relação com a renda de cada pretendente a vaga.

Curso Técnico Gratuito Pronatec

Curso Técnico Gratuito

Curso Técnico Gratuito

Para quem se interessar em fazer um curso técnico gratuito do Pronatec, é preciso estar formado no Ensino Médio e ter feito o ENEM no ano anterior a inscrição. São diversas as faculdades que oferecem um curso científico e técnico gratuito por meio desse programa.
A grande vantagem de conseguir uma vaga no Pronatec, é que além de todo o ensino ser bancado pelo Governo Federal, o aluno ainda conta com uma estrutura educacional excelente, a ponto de, no momento em que ele se formar, aumenta-se bastante a chance de conseguir uma vaga no mercado de trabalho.
Os cursos do Pronatec estão espalhados por todo o país, já que o Governo Federal, oferece uma oportunidade para que todas as faculdades interessadas em oferecer vagas gratuitas, acabem se inscrevendo e fazendo uma parceria com o Ministério da Educação.

Curso Técnico Gratuito Sisutec

Curso Técnico Gratuito

Curso Técnico Gratuito

Com relação ao Sisutec, é como se fosse um Sisu (Sistema de Seleção Unificada), só que voltado aos cursos técnicos, enquanto o SISU é focado nas faculdades convencionais, com 4 ou 5 anos de duração.
Para se inscrever no Sisutec, é preciso que o candidato tenha concluído o ensino médio e ter feito o ENEM no ano anterior, já que as vagas são distribuídas conforme a pontuação obtida nesse exame federal.
As vagas são ofertadas em todo o país, sendo que os melhores candidatos, podem escolher aquelas faculdades que mais agradam, enquanto quem não tiver uma boa pontuação no ENEM, não terá uma grande opção de escolha, ficando com aquilo que restar.

Curso Técnico Gratuito Senai

Curso Técnico Gratuito

Curso Técnico Gratuito

Os cursos técnicos gratuitos no Senai, acabam sendo oferecidos de duas maneiras. A primeira, é uma parceria com o Pronatec, já que o Senai é umas das instituições que fazem uma parceria com o Governo Federal, oferecendo seus cursos para alunos que não tenham condição de arcar com a mensalidade.
Uma segunda oferta, é pela própria seleção do Senai, a qual, acaba sendo totalmente independente do Pronatec e possui critérios próprios, os quais, serão diferentes para cada tipo de curso ofertado.
Lembrando que o Senai oferece uma ampla gama de cursos Técnico Gratuitos, como metalurgia; refrigeração e climatização e tecnologia da informação.

Curso Técnico Gratuito Sesi

Por fim, quem acabou de sair do ensino médio ou ainda para quem está procurando uma requalificação profissional, uma última unidade que oferece cursos técnicos gratuitos é o Sesi, com mais de 250 cursos de graça, espalhados por todo o Brasil.
As áreas de estudo são diversas, atendendo assim, a um público maior, o qual, pode se inscrever nessa seleção do Sesi, seja por meio do Pronatec, seja pelas próprias vagas que o Sesi oferece, tendo assim, uma chance dupla de ingressar em uma instituição de qualidade.

4 Comments

  1. maria aparecida
  2. LUZIA BETE DA SILVA
  3. Ester
  4. REJANE

Deixe um comentário

Bloqueador de anúncios detectado

Nosso site é possível, exibindo anúncios on-line para nossos visitantes. Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios.

Refresh