Cursos Pronatec Belém

Uns dos programas que marca o Governo Federal como forma de assistência a população mais necessitada é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que é um projeto de inclusão dos alunos carentes em cursos técnicos de Ensino Superior espalhados por todo o Brasil, conseguindo assim, dessa maneira, melhorar a educação brasileira, democratizando-a.

Para uma cidade como Belém, no Pará, os Cursos Pronatec Belém acabam sendo ainda mais importantes, já que a região não tem muitas faculdades públicas, sejam estaduais ou federais, o que dificulta o acesso das pessoas com baixa renda a esse tipo de ensino, já que elas não teriam condições de arcar com uma faculdade privada.

Cursos Pronatec Belém

Cursos Pronatec Belém

Isso acaba gerando ainda mais desigualdade social, já que sem uma qualificação adequada, a população carente não consegue bons empregos, o que mantém a situação social delicada nessa região do Brasil.

Como funciona o Pronatec Belém

É bastante simples entender como funciona o Pronatec Belém, já que a forma de seleção desse programa, acaba sendo igual em todos os Estados. O Pronatec é um plano de inclusão, formulado pelo Governo Federal junto com faculdades particulares, que em troca de um benefício, oferecem algumas das suas vagas de cursos técnicos, para alunos de uma classe social mais baixa, que são selecionados por meio de uma prova e da análise de documentos.

Essa conferência da documentação é importante para evitar possíveis fraudes, já que, só pode participar do Pronatec Belém, cidades que cumpram certos requisitos de renda e de escolaridade, por isso, essa checagem é necessária.

Cursos Pronatec Belém

Cursos Pronatec Belém

Assim que a prova é realizada, tem-se uma classificação conforme a nota que cada pessoa tirou, selecionando assim, os candidatos que conseguiram uma vaga no Pronatec Belém e aquelas que não alcançaram essa oportunidade.

Cursos Pronatec Belém

Os cursos oferecidos no Pronatec Belém acabam agrando a diversas características das pessoas, já que existem vagas para áreas mais focadas em humanas, enquanto outras são para exatas e ainda sobra algumas para biológicas.

Clique para ver os cursos oferecidos pelo Pronatec Belém.

Assim, consegue-se englobar um grande número de pessoas, as quais, estão interessadas em fazer alguns desses cursos oferecidos, tais como: Auxiliar de Cenotécnica; Iluminador Cênico; administração de empresas, cuidador de idoso, entre diversos outros.

Para o ano de 2017, ainda não foi divulgado o número de vagas disponíveis para esses cursos, mas, a tendência é que se diminua as oportunidades, já que devido à crise que o Brasil atravessa, o Governo Federal vem fazendo diversos cortes na área da educação, inclusive no Pronatec.

Cursos Pronatec Belém

Cursos Pronatec Belém

Datas dos Cursos Pronatec Belém

Os diversos cursos Pronatec Belém possuem autonomia própria para divulgarem quando começam e quais as datas importantes para que o aluno possa acompanhar a sua situação. Como as datas dos cursos Pronatec Belém ainda não foram anunciadas, é preciso ficar atento a essa divulgação, para não perder a chance de se matricular em uns dessas formações.

Inscrições Cursos Pronatec Belém

Para quem se interessar em prestar um curso técnico gratuito e de qualidade nas diversas Universidades de Belém, as Inscrições Cursos Pronatec Belém podem ser feitas pelo próprio site do programa.
Assim, tudo que é necessário fazer é acessar o site https://portal.mec.gov.br/pronatec e depois selecionar o curso desejado e fazer a inscrição, tendo a chance de melhorar de vida e conseguir uma formação qualificada.


Veja também:

Avalie este post!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0