Pronatec PI

0
(0)

A aprendizagem de um ofício pode ser muito importante para uma melhor colocação no mercado de trabalho, pois capacita a pessoa para estar apta a uma função dentro de uma pequena ou grande empresa. Os cursos técnicos são uma boa opção para se profissionalizar e ter uma boa história para o currículo, obtendo melhores chances de se conseguir um emprego e também aumentando a possibilidade de salários mais altos e da manutenção de seu cargo, assim como ganhar promoções.

Pronatec PI

Pronatec PI

Mas no geral os cursos técnicos são pagos e requerem um investimento as vezes pesado para os recursos mensais da família. O que fazer então? Para incentivar o ensino técnico e expandir ele para mais regiões o Governo Federal criou em o Pronatec.

Pronatec PI

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem o intuito de oferecer vagas em instituições públicas e privadas de forma gratuita, melhorando assim a mão de obra de diversas regiões brasileiras e levando ensino para tantas localidades que antes não recebiam tantas chances de profissionalização.

Por ser um programa nacional, o Piauí não poderia estar fora do abraço do Pronatec. Na região o Instituto Federal da região (IFPI) disponibiliza suas vagas pela rede pública, enquanto outras vagas são destinadas para escolas técnicas particulares assim como Sistema S de ensino (Senai, Senac, etc.).

Pronatec PI

Pronatec PI

Em 2017 o Ministério da Educação (MEC) já liberou um valor de 41 milhões de reais para o Pronatec, sendo assim, serão possíveis mais de 200 mil vagas em todo o país. Estava verba não deve servir para o MedioTec, braço do Pronatec que permitirá aos alunos da rede pública que estejam no ensino médio a se profissionalizar ainda na juventude, tendo maiores chances de conseguir o primeiro emprego de forma mais rápida.

Inscrições Pronatec PI

As inscrições Pronatec 2017 não são feitas de forma unificada, portanto é importante estar atento as notícias das vagas na sua região. No geral, são as próprias instituições que fazem a seleção, sendo necessário comparecer diretamente na unidade que está oferecendo a formação técnica.

O Sisutec também é uma maneira de conseguir uma vaga para os cursos do Pronatec, mas para concorrer à uma bolsa é preciso ter feito o Enem no ano anterior ao que se deseja ingressar no curso.

O Pronatec destina suas vagas para pessoas que tenham o Cadúnico ou tenham algum benefício dado pelo Governo. Outros grupos de pessoas também podem fazer parte do programa, como deficientes físicos, indígenas, pescadores, agricultores, trabalhadores e desempregados, etc.

Cursos Pronatec PI

Pronatec PI

Pronatec PI

Os cursos Pronatec 2017 mudam de acordo com cara região e com a necessidade de cada localidade. Um dos intuitos do programa é formar pessoas qualificadas para suprir as necessidades específicas de cada estado. O setor da saúde é um dos que tem sito priorizados pelo Programa de Acesso ao Técnico.

Senai Pronatec PI

O Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é uma ótima opção para aqueles que desejam garantir o benefício do Pronatec e buscam uma vaga no setor da indústria. São diversos os cursos oferecidos que vão desde Administração até Soldagem e Mecânica.


Veja também:

Avalie este post!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0