Pronatec RO

O ensino técnico é um dos muitos meios de se conseguir uma boa formação e adquirir maiores possibilidades e melhores colocações no mercado de trabalho. Apesar de não chegar a patamares de conhecimentos teóricos que uma faculdade pode permitir, o ensino técnico é essencial para aprender práticas específicas sobre a área desejada para se obter o emprego. Esse é um dos muitos motivos para o Governo Federal ter implementado o Pronatec.

Pronatec

Pronatec RO

Pronatec RO

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) permite que pessoas que tenham algum vínculo com benefícios do governo, ou seja, de baixa renda, possam ter acesso a algum curso técnico para aumentar sua qualificação e estar competitivo no mercado de trabalho. O Governo sabe que quanto mais treinada for a mão de obra brasileira, maiores serão os desempenhos das empresas e consequentemente melhor estará a economia do país.

Para 2017 o Ministério da Educação liberou 41 milhões reais para o Pronatec, o que permitirá a abertura de mais de 200.000 mil bolsas em todo o território brasileiro. Ainda não se sabe ao certo quantas vagas serão destinadas ao MedicoTec, programa consequente do Pronatec RO que estará destinado a alunos da rede pública que queriam fazer cursos técnicos de forma concomitante as aulas do ensino médio.

Pronatec RO

Por abranger todo o Brasil, o estado de Roraima (RO) também recebe o benefício do Pronatec. Na região, os cursos são distribuídos através das redes públicas de ensino como o IFRJ, através das instituições privadas e do Sistema S de ensino (Senai, Senac, etc.).

Pronatec RO

Pronatec RO

Em Roraima o programa está destinado para pessoas que tenham o CADúnico ou que tenham alguns benefícios do governo federal. Outro requisito também deve ser preenchido como ser maior de 15 anos. Grupos como agricultores familiares, trabalhadores, desempregados, pessoas com deficiência, pescadores indígenas e moradores de comunidades quilombolas também podem fazer parte do Programa de Acesso.

Inscrições Pronatec RO

As inscrições do Pronatec RO não são feitas de forma unificada. Para se inscrever no programa é preciso ir à uma das instituições que estão oferecendo os cursos pelo Pronatec. Até existe um sistema unificado, o Sisutec, porém não são todas as instituições que utilizam esse meio para distribuir suas vagas. Vale ressaltar que o Sisutec necessita que os candidatos tenham feito o Enem no ano anterior ao que se deseja iniciar um curso técnico.

Mais informações, confira a página Inscrições Pronatec.

Senai Pronatec RO

Pronatec RO

Pronatec RO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está voltado para o ensinamento de técnicas para o setor da indústria. É a instituição ideal para aqueles que buscam uma vaga nesse setor e querem ser beneficiados pelo Pronatec. Os cursos variam desde administração até áreas mais pesadas como soldagem e construção industrial.

Cursos Pronatec RO

A distribuição dos cursos do Pronatec RO varia de acordo com a necessidade de vagas para a região. Recentemente o Governo Federal afirmou que o setor da saúde está precisando de profissionais qualificados, então muitos cursos no setor da saúde podem surgir nesse início de 2017. Outras áreas também podem ser beneficiadas como eletrônicas, informática, etc.


Veja também:

Avalie este post!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0