Pronatec RS

A capacitação da população brasileira para o mercado de trabalho é uma preocupação que engloba empresas, governo e as próprias pessoas que buscam estar mais preparadas para possíveis vagas de emprego. Porém, fazer um curso profissionalizante ou técnico pode ser custoso, ainda mais para aquelas pessoas que não tem um emprego, buscam o primeiro trabalho de suas vidas ou não tem condições de pagar as contas e ainda bancar um curso de aprendizagem. Para essas pessoas, com renda baixa, existem diversas opções gratuitas e de qualidade para conseguir cursar um técnico, como o Pronatec.

Pronatec

Pronatec RS

Pronatec RS

O Pronatec foi criado a alguns anos com o intuito de amplificar a aprendizagem em nível técnico, este que é um dos meios mais rápidos e eficientes de para capacitar mão de obra que faça seus deveres com excelência. O Pronatec trabalha com diversos braços do governo para intensificar sua eficiência de atuação pelo país, entregando os recursos certos aos cursos que fortalecem as áreas mais necessitadas da sociedade brasileira.

O Pronatec não possui um sistema único de inscrições e nem datas específicas para a iniciação dos cursos, portanto é necessário estar atento sobre as notícias da sua região e também sobre o curso que deseja ser feito.

Pronatec RS

O Pronatec no Rio Grande do Sul é um dos principais meios de se conseguir cursos técnicos gratuitos em instituições de pequeno e grande reconhecimento no mercado de aprendizagem. O Pronatec disponibiliza seus cursos através de instituições da rede pública (escolas, universidades, etc.) e também da privada. O programa ainda tem uma parceria com o Sistema S de Ensino (Senai, Senac, etc.), estes que são os maiores fornecedores de cursos disponibilizados pelo Pronatec.

Pronatec RS

Pronatec RS

Para saber se alguma instituição abril vagas através do programa, é preciso estar de olho nos canais de notícias das escolas que oferecem o curso, assim como pedir informações na unidade sobre se elas possuem uma parceria com o Pronatec.

Pronatec RS – Cursos

No Rio Grande do Sul, são diversos os cursos disponibilizados a sociedade em diversas áreas de atuação como: Informática, Mecânica, Beleza, Agricultura, Saúde, Turismo, Administração, Construção Civil, Comunicação, etc.

O Governo Federal admitiu no final de 2016 que o setor da saúde seria um dos principais alvos dos cursos do Pronatec RS, devido a fragilidade dos serviços públicos e a grande necessidade deste para a população brasileira.

Outro setor que pode ganhar destaque em 2017 é o de Turismo, já que o Ministério que abraça esse setor pediu ajuda ao MEC para capacitar mais profissionais nesta área que é tão importante para a economia. Devido a essas informações, é de se esperar que muitas vagas surjam para cursos que fortalecem esses dois setores (saúde e turismo).

Pronatec RS

Pronatec RS

Pronatec RS – Inscrições

Os métodos de inscrições para os cursos oferecidos pelo Pronatec RS são diversos. Há o Sisutec, que seria o sistema único para a distribuição de vagas, porém não são poucas as instituições que oferecem os cursos com pré-requisitos próprios em que suas inscrições são feitas na própria unidade em que será realizado o curso.


Veja também:

Avalie este post!

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0