Pronatec Santos

O estado de São Paulo, assim como todo o país, sofreu bastante com a forte crise que assolou o Brasil. O desemprego atingiu níveis que não eram esperados por muita gente, o que levou diversas pessoas a serem demitidas e não estarem preparadas para retornar ao novo mercado de trabalho, que se tornou extremamente competitivo. Os jovens foram os que mais tiveram prejuízos, pois tiveram diversas portas fechadas devido a sua falta de experiência. Nessas duas situações a solução pode ter um caminho, um novo início.

Pronatec Santos

Pronatec Santos

Estar preparado para o mercado de trabalho é algo que requer esforço e estudo. A maneira mais rápida e fácil de se conseguir uma especialização ou ofício pode ser através de um curso profissionalizante ou técnico. Conseguir um diploma nessa modalidade trará alguma vantagem sobre os demais concorrentes que dependem apenas de experiência ou de uma formação básica.

Pronatec 2017

Um curso técnico pode ser caro, ainda mais para quem busca se recuperar da crise ou ainda e jovem e nunca possuiu um emprego. Pode haver uma solução para esse problema e seu nome é o Pronatec. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado justamente com o intuito de expandir o ensino profissionalizante, principalmente para o interior dos estados e também para a população carente. Dessa forma é possível criar uma base forte de mão-de-obra, qualificada e capaz de exercer uma função com excelência.

Apesar de ter sofrido grandes cortes para 2017, como vem acontecendo nos últimos anos, o Pronatec continua ativo e oferecendo cursos técnicos gratuitos por todo o país. A sua principal forma de inscrição é através do Sisutec, onde o candidato deve exigir requisitos mínimos para concorrer a uma vaga.

Pronatec Santos

Pronatec Santos

Pronatec Santos

O município de Santos, no estado de São Paulo, é um dos muitos que recebera o Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Os cursos podem ser oferecidos por instituições de ensino público ou privado, sendo municipal ou federal. Também há vagas disponibilizadas pelo Pronatec Santos através do Sistema S de ensino (Senai, Senac, etc.).

Inscrições Pronatec Santos

Como já foi dito, o principal meio para as inscrições dos cursos gratuitos do Pronatec Santos é através do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Para concorrer a uma vaga por esse meio, é preciso ter feito o Enem de 2016 e a nota média da prova estar acima de 450 e pontos, sem ter zerado a redação. Há também um requisito de renda familiar máxima, pois o Sisutec dá preferência à população de baixa renda.

Pronatec Santos

Pronatec Santos

Cursos Pronatec Santos

Os cursos oferecidos pelo Pronatec estão relacionados a diversos setores da economia, desde a produção, passando por indústria até chegar na área de serviços e comércio. Entre eles há cursos de almoxarife, auxiliar de administração, operador de terminal portuário, mecânico, etc.

Vagas Pronatec Santos

Ainda não se sabe o número de vagas disponíveis para os cursos, para buscar esse tipo de informação é possível acessar o endereço de web do Pronatec Santos. Nele é possível buscar os cursos de acordo com a região, o nível escolar e também a instituição de ensino.


Veja também: