Aprendiz Legal 2021: CIEE Inscrições Aprendiz Legal 2021

O que é programa Aprendiz Legal em 2021?

O Aprendiz Legal 2021 é um programa direcionado para que sejam preparados e inseridos os jovens ao mundo do trabalho. Ele também contribui para que esses jovens possam ser formados, tomando decisões para que possam intervir de forma muito positiva na sociedade, combatendo a evasão escolar e o trabalho infantil, atuando como um instrumento que é capaz de transformar a realidade de muitos jovens.

Como funciona a Lei de Aprendizagem?

A Lei da Aprendizagem é a de número 10.097 do ano de 2000 e a mesma afirma que: empresas que são de médio ou de grande porte possam contratar os jovens. Ela funciona como uma grande oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego desses jovens e também dando chances a eles de se desenvolverem, com muitas competências para o mercado de trabalho.

Aprendiz Legal 2021

Programa Primeiro Emprego

O Decreto Federal dessa Lei é o de número 5.598 do ano de 2005, que determina que essas empresas de médio ou de grande porte devam possuir uma porcentagem que seja equivalente a 5% ou de 15% que deve ser destinada para os jovens em situação de aprendizagem em um trabalho e que possam demandar alguma função em uma empresa.

O que preciso para participar do Aprendiz Legal?

É preciso que se tenham alguns requisitos para participar e que podem ser a idade dos candidatos que pode ser variável e na maioria dos casos vai dos 14 até os 24 anos, com os mesmos estando matriculados no Ensino Fundamental ou Médio, com uma frequência que seja alta nas aulas. E deve ser cumprida uma jornada de trabalho que pode ser de até 6 horas.

O candidato também para participar desse programa, deverá procurar uma instituição que tenha o Aprendiz Legal 2021 em seu estado de origem e realizar a sua inscrição. A divulgação desse programa ocorre em escolas, sites, redes sociais e etc, que são de educação e a partir disso, o candidato se cadastra em uma instituição que seja formadora e esses jovens são contratados, seguindo a uma demanda que é empresarial.

Principais Vagas Jovem Aprendiz Legal

Elas são dotadas de bases que são técnicas e que podem ser abrangidas em esferas que são da produção, de bens e na prestação de serviços que são administrativos, industriais e em setores que podem ser públicos ou privados em muitas empresas que disponibilizam essas vagas para os jovens aprendizes em seus setores, para que eles desempenhem uma determinada função.

Aprendiz Legal SENAC

O SENAC é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e nele é disponibilizado esse programa que é de responsabilidade social, ao quais, eles são qualificados e promovidos a uma inclusão que seja social e profissional para os jovens que atendam aos seus requisitos. Criando assim, uma grande oportunidade para esse estudante que não tenha experiência trabalhista.

Aprendiz Legal 2021

Aprendiz Legal 2021

É uma primeira oportunidade para quem almeja o seu primeiro emprego. Contudo, o jovem não atuará no SENAC e sim, em alguma empresa que seja parceira dessa instituição, num contrato de trabalho que pode durar até 2 anos, com uma remuneração mensal e muitos benefícios que são assegurados pela Lei da Aprendizagem.

Benefícios Ofertados no Programa Aprendiz Legal 2021

Os jovens que entram para o Programa Aprendiz Legal em 2021 terão a oportunidade de estudarem em uma profissão, colocando-a em prática com a chance desse primeiro emprego de suas vidas em todo o Brasil. Esse aprendiz também terá alguns benefícios que o ajudam a se manter financeiramente num contrato que é especial e com a duração de até no máximo 2 anos.

Os benefícios ao serem contratados esses aprendizes são também o de terem uma jornada de trabalho que pode ser de até 6 horas, com direito a férias, juntamente com as escolares, vales transporte, alimentação ou refeição, planos de saúde, odontológico, contribuição para o INSS, FGTS e assinatura da carteira de trabalho pela primeira vez por uma empresa que será a contratante.

Quanto recebe um Aprendiz Legal

Na maioria dos casos o salário de um Aprendiz Legal para 2021 pode ser de acordo com a carga horária que é estipulada em uma empresa e que pode ser pago a esse aprendiz o valor de R$ 4,54 por hora ou por dia que esse valor é de R$ 33,27 Mas isso, pode variar para cada empresa e algumas podem pagar o valor integral de 1 salário mínimo ou salário piso que seja definido no Brasil.

Para o cálculo do salário de um jovem aprendiz, será preciso que se considere o total das horas que foram trabalhadas, incluindo também as aulas que são teóricas e também o repouso que seja semanal remunerado e os feriados, sendo que, o limite de trabalho de um aprendiz não possa ultrapassar a 8 horas, para os concluintes do ensino médio e de 4 a 6 horas para os que estejam no ensino fundamental.

Aprendiz Legal 2021

Aprendiz Legal 2021

Quais as principais empresas que ofertam vagas no Aprendiz Legal

São diversas empresas que possam ofertar essas vagas e muitas delas são consideradas como o sonho de uma oportunidade por esses aprendizes. As que mais contratam ou que prometem abrir essas vagas são os:

  • Correios,
  • Caixa Econômica Federal,
  • Itaú,
  • Coca Cola,
  • Petrobrás,
  • Banco do Brasil,
  • Grupo Pão de Açúcar,
  • Votorantim,
  • Nestlé,
  • Mc Donald`s,
  • Casas Bahia,
  • Supermercados Extra.

Aprendiz Legal Correios

Nos Correios, por ser uma empresa pública há a necessidade de se ter uma espécie de concurso que é de acordo com os termos que estão presentes em seu edital de abertura, que também pode ser visto em seu endereço eletrônico que é o www.correios.com.br. Com inscrições que são de graça e com a convocação dos aprovados a esse processo seletivo, sendo conduzida de acordo com alguns critérios que são seletivos para a aprovação desses jovens, como provas e outras exigências.

Como funciona o Aprendiz Legal Caixa

Pela Caixa Econômica Federal esse programa funciona com o objetivo que é o de propiciar conhecimentos que sejam teóricos ou práticos necessários para um bom desempenho de uma profissão, para que seja promovida uma inclusão social, com capacitação que seja profissional em serviços que são administrativos ou bancários, com muitos valores que são éticos ou profissionais.

Aprendiz Legal 2021

Programa Aprendiz Legal 2021

A contratação desses aprendizes para atuarem na Caixa é por intermédio de parcerias com entidades que são sem fins lucrativos, mas que são selecionados por meio de uma chamada que é pública e conveniada para essa finalidade e conforme estabelece a Lei da Aprendizagem. Quem for selecionado poderá trabalhar na Caixa em 2021 como um Aprendiz Legal.

Aprendiz Legal SENAI como participar?

Os estabelecimentos que são de médio ou de grande porte são obrigados a empregar e também matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagens (SENAI) um número de aprendizes que seja igual ou no mínimo a 5% e de no máximo 15% de trabalhadores que existem nesses estabelecimentos, em funções que possam demandar uma formação que seja profissional.

A condição de Aprendiz Legal ao SENAI para 2021 se dá no ato da contratação desse jovem numa empresa, ao mesmo tempo, que se tenha uma matrícula em um curso de aprendizagem do SENAI, num contrato que seja assinado pelo aprendiz e a empresa, por um período de até 2 anos, para que sejam preparados com formação. Os interessados que estejam matriculados no SENAI ou que pretender ser um jovem aprendiz devem procurar as empresas ou os Recursos Humanos.

Aprendiz Legal 2021

Aprendiz Legal 2021

Como me inscrever no Aprendiz Legal Itaú

A inscrição para o Aprendiz Legal Itaú em 2021 se dá com algumas etapas a esse processo seletivo e que são a seleção dos currículos que podem ser enviados pela internet em https://www.itau.com.br/carreira/diversidade/aprendiz/#, clicando na parte superior em envie seu currículo. Será direcionado para outra página para cadastrar o seu currículo com identificação, login e senha.

Após o cadastro do currículo, ao qual, o candidato é direcionado a realizar esse procedimento de cadastro, por esse endereço eletrônico citado acima, o candidato que for selecionado será submetido a uma entrevista que é coletiva, a uma dinâmica de grupo e também a uma entrevista que é individual com o gestor de uma área do banco Itaú.

Inscrições Aprendiz Legal 2021

Uma das formas de inscrição ao Aprendiz Legal 2021 é indo diretamente a uma empresa que está com vagas abertas. Outra forma e a mais comum é a de se inscrever em alguma instituição que seja parceira como o SENAC, ou CIEE, que são instituições que são as responsáveis por toda a parte burocrática como a seleção desses jovens, o cadastro e uma formação num curso.

Veja mais parcerias acessando a página das inscrições Jovem Aprendiz 2021.

Aprendiz Legal 2021

Inscrições Programa Aprendiz Legal

Vagas Aprendiz Legal RJ

No Rio de Janeiro todos os anos e em todos os meses são abertas novas vagas em diferentes empresas. Essas oportunidades visam a facilitar a entrada dos jovens que não tenham experiência alguma de trabalho, sem ter antes assinado a carteira de trabalho a viver uma experiência que seja nova no mundo do trabalho, garantindo direitos que são trabalhistas e sem atrapalhar o horário de seus estudos.

Aprendiz Legal 2021

Vagas Aprendiz Legal RJ

Aprendiz Legal Ambev

O Aprendiz Legal Ambev é válido em todo o território nacional e em todas as suas unidades. Essas oportunidades para o cargo de aprendiz, dentro dessa empregadora que é uma rede produtora de bebidas alcoólicas e não alcoólicas e que é denominada como uma multinacional. A inscrição é feita em seu site que é o https://ambev.gupy.io/. Será preciso que se faça um login como candidato.

 


Veja também: